Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Anitta é acessada?
O canal do Youtube da cantora, existente desde 2 de novembro de 2011, tem mais de 7,7 milhões de inscritos e acumula um total de 2.320.879.534 visualizações.
Sua conta no Instagram tem cerca de 26,2 milhões de seguidores, sendo a terceira brasileira mais seguida do Brasil e a 57ª mais seguida no mundo.
Seu perfil no Facebook possui mais de 13 milhões de curtidas e sua conta do Twitter possui cerca de 6,5 milhões de seguidores.
Na plataforma de streaming Spotify, Anitta possui cerca de 19,6 milhões de ouvintes mensais.
(Informações coletadas em 08/02/18)
Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Anitta
Público e valores que Anitta evoca
Anitta possui forte adesão do público LGBT. A cantora, inclusive, criou um evento especialmente voltado para este público (a festa Combatchy), e fez uma curta aparição na Parada LGBT de São Paulo em 2017. Apoia publicamente a liberdade e o respeito a qualquer orientação sexual e é considerada uma das divas do público gay.
Apesar de suscitar controvérsias em relação ao assunto – recebendo críticas de militantes e simpatizantes da causa feminista -, a cantora também apoia a causa e trata de questões como o empoderamento feminino; suas músicas e declarações expressam uma postura de mulher independente e decidida, que não aceita ser subordinada aos homens.
O público infantil também é um dos alvos da cantora. Todos os anos, no mês de outubro, realiza a mini turnê Show das Poderosinhas, em homenagem ao Dia das Crianças. Também tem projetos de lançar um DVD infantil voltado para crianças de até quatro anos de idade.
Apesar de ter voltado mais sua carreira para a música pop, Anitta surgiu no cenário do funk e sempre se remete às suas raízes periféricas, demonstrando orgulho de seus trabalhos iniciais e de suas origens. Dessa forma, obtém seguidores da periferia e procura agradar também aos fãs do funk, aos quais era inteiramente voltada no início da carreira. Seu último lançamento, inclusive, a música Vai Malandra, é um retorno ao funk, que permaneceu por semanas como a música mais ouvida no Brasil pela plataforma Spotify. A canção é um de seus maiores sucessos atualmente e foi interpretada até mesmo por baterias de carnaval em 2018. O figurino usado pela cantora no videoclipe (um biquíni feito de fita isolante) foi inspiração para a fantasia de muitos foliões no último carnaval.
Camila Meira
Graduanda em Jornalismo pela UFMG
Bolsista de Iniciação Científica do GrisLab