Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Porchat é acessado?
Porchat usa ativamente suas redes sociais para divulgação de trabalhos, posicionamentos e viagens. No Facebook, sua página possui 7,5 milhões de seguidores; 5,6 milhões no Instagram; e 8,4 milhões de seguidores no Twitter. Atualmente ele também pode ser visto em dois programas (Papo de Segunda e Que história é essa, Porchat?) do canal fechado GNT.
(Dados coletados em 27/11/2019)
Acontecimentos: o que tem marcado sua aparição pública?
Públicos e valores evocados por Porchat
Fábio Porchat convoca públicos que se relacionam com a sua atuação midiática. Ele é reconhecido pela inteligência e agilidade com que faz as piadas, mas também é aclamado pelo tom crítico dos textos que assina no Porta dos Fundos (muitas vezes ligados à religião, à política e às pautas associadas às minorias). Ao mesmo tempo, a condução do programa de entrevistas na TV aberta popularizou sua imagem junto a outros públicos, menos interessados nas críticas e mais atentos ao entretenimento cotidiano. Sendo assim, podemos afirmar que seu poder de convocação está totalmente ligado ao humor.
Agregados ao humor, notam-se alguns valores que são compartilhados especialmente nas postagens pessoais das redes sociais. Nelas, Fábio faz questão de se afirmar como um “cara família”, que valoriza laços de amizade, respeito e companheirismo. Ele faz muitas declarações de amor para a esposa (performando a imagem de um marido apaixonado) e sempre exibe suas viagens ao redor do mundo. Em algumas situações (em especial no programa Papo de Segunda), Porchat se assume como um homem “cis-hétero”, privilegiado, e parece tentar questionar o próprio lugar de fala.
Fernanda Medeiros
Doutoranda em Comunicação pela UFMG e pesquisadora do Gris