Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Narcisa

Campo de exposição

Em 01 de dezembro de 2022, Narcisa contava com cerca de 1,4 milhão de seguidores de seu perfil do Instagram e pouco mais de 71,2 mil inscritos em seu canal no Youtube. Embora não sejam números tão expressivos se comparado com os de outras celebridades, boa parte de sua presença online se dá através de memes que circulam para além de seus canais oficiais, reverberando alguns de seus trejeitos e falas emblemáticas, como “canta uma música pros gays”, “a Xuxa me amou?” e “don’t touch, it’s art”.

Também contribui para a sua projeção a viralização de alguns de seus vídeos. Dentre eles, destacam-se as lives realizadas no Instagram, em que a socialite conversa com outras celebridades, como Maitê Proença, Maria Beltrão e Glória Maria. Além das visualizações no perfil da própria Narcisa, trechos dessas transmissões foram amplamente repercutidos em portais de notícias, comentados por youtubers e convertidos em áudio para dublagens no Tik Tok.

Acontecimentos

  • Autobiografias

Em maio de 2000, Narcisa publicou pela Editora Caras seu livro autobiográfico “Ai que Loucura”, com prefácio do escritor Roberto Drummond e texto de orelha assinado pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy. Com noite de autógrafos no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o evento foi promovido por colunas sociais e cadernos de cultura de diferentes veículos midiáticos. Dez anos mais tarde, Narcisa lançou seu segundo título, “Ai! Que absurdo!”, pela Editora Matrix.

  • Mulheres Ricas

Em 2012, Narcisa estreou o reality show Mulheres Ricas, da Band, que tinha como premissa mostrar o cotidiano luxuoso de cinco socialites e suas famílias. O elenco da primeira temporada também contava com a participação de Val Marchiori, Débora Rodrigues, Lydia Sayeg e Brunete Fraccaroli. De acordo com o IBOPE, o primeiro episódio ficou em terceiro lugar na audiência da Grande São Paulo. O programa marcou, assim, a exposição midiática de Tamborindeguy para uma ampla audiência, interessada em conhecer detalhes de sua vida pessoal. 

  • “Conta da Catarina”

Em 2021, em uma de suas lives no Instagram, Narcisa entrevistou sua amiga e vizinha Maitê Proença. No entanto, em meio à narração de um episódio envolvendo Catharina, filha da socialite, a atriz perdeu a conexão. A princípio, Tamborindeguy pareceu não ter entendido o que havia acontecido e continuou falando sozinha. Trechos do vídeo viralizaram nas redes e as frases “travou, Maitê” e “conta da Catharina” passaram a circular massivamente, sob a forma de memes e de figurinhas. Poucos dias depois, Narcisa protagonizou um comercial para a empresa de varejo Magazine Luiza, em que faz referência direta às cenas da transmissão.

  • Encrenca

Ao lado de Gretchen, em março de 2022, Narcisa se juntou ao time de apresentadores do Encrenca, programa da Rede TV!. Exibida nas noites de domingo, a atração contava com brincadeiras no palco, quadros humorísticos e entrevistas. Mas, diante do fracasso de audiência, tanto a cantora quanto a socialite foram dispensadas pela emissora apenas dois meses após a estreia da temporada.

Público e valores

Os públicos de Narcisa exaltam seu carisma e sua autenticidade. Qualificada como “dona de uma personalidade inconfundível”, sua maneira efusiva de se expressar é percebida como irreverente e divertida. Chamada de “Rainha dos Gays”, boa parte de seus seguidores é composta por pessoas da comunidade LGBTQIA+. 

Seu jeito expansivo, alegre e espontâneo suscita a identificação de seus públicos. Por outro lado, a socialite ostenta um estilo de vida privilegiado, constituindo-se como representante da riqueza e do luxo na capital fluminense. 

Não raramente, Tamborindeguy protagoniza gafes e episódios vexatórios, que desarmam a solenidade dos espaços sofisticados pelos quais transita. Em 2014, por exemplo, Tamborindeguy gravou um vídeo em que apresenta o estande de uma galeria de Londres na ArtRio. Narcisa pergunta insistentemente o preço das obras para a galerista que, visivelmente constrangida, nega-se a responder. Depois de tocar algumas das obras, é discretamente advertida pelo segurança e parafraseia: “don’t touch, don’t touch, it’s art”. 

Como esse caso ilustra, mais que pouco convencional, seu comportamento é muitas vezes percebido como inconveniente e inadequado aos protocolos que regulam as cenas de que participa. Contudo, pelo menos até onde podemos ver, a socialite não sofre grandes reprimendas ou qualquer tipo de punição mais severa. Nesse sentido, Narcisa personifica o poder de uma elite altamente privilegiada, tacitamente autorizada a transgredir regras sem maiores consequências, sociais ou jurídicas. Pela via do humor, Tamborindeguy encarna assim valores compatíveis com o conservadorismo brasileiro.

Pontos de interrogação

  • Drogas ilícitas

No final dos anos 1990, Narcisa se envolveu em um escândalo relacionado a um suposto transporte de entorpecentes em um helicóptero com destino a Angra dos Reis. Alguns anos mais tarde, em entrevista ao Jornal do Brasil, a socialite declarou já ter recebido drogas ilícitas em casa, em um esquema que chamou de “delivery cocaína”. Diante das repercussões deste caso, Tamborindeguy publicou uma nota oficial, em que afirmava não ver sentido em participar de nenhuma investigação da polícia ou da CPI do Narcotráfico do Rio de Janeiro. 

  • “Taco tudo”

Em um vídeo gravado em 2007, Narcisa descreve um de seus passatempos: atirar ovos e baldes d’água em pedestres, do alto de seu apartamento em Copacabana. Embora o caso tenha repercutido à época, não houve nenhum tipo de penalização legal e o assunto foi logo abafado.

  • Apoio a Bolsonaro

Em 2018, a socialite declarou que votaria em Jair Messias Bolsonaro para a presidência da República. Com uma campanha eleitoral marcada por proferimentos homofóbicos, a manifestação de apoio a essa candidatura abalou a relação de Narcisa com boa parte de seu público, composta por pessoas da comunidade LGBTQIA+. Frente a inúmeras críticas, Tamborindeguy publicou uma nota em suas redes, em que pedia desculpas e afirmava ter reconsiderado sua decisão.

  • Pandemia

Em maio de 2020, após denúncias recebidas pela polícia, Narcisa foi convidada a se retirar de um hotel em Búzios (RJ). Na ocasião, a entrada na cidade havia sido vedada a turistas, como parte das medidas de enfrentamento ao Coronavírus.

Biografia

Narcisa Claudia Saldanha Tamborindeguy nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1966. Descendente de bascos e de almirantes portugueses, é neta de um dos pioneiros na exploração de petróleo na Bacia de Campos.

Depois de concluir o Ensino Médio, foi matriculada no Instituto Le Mesnil, um internato apenas para mulheres localizado na Suíça. No entanto, Narcisa acabou sendo expulsa depois de escapar da instituição com um grupo de colegas. Mais tarde, formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes, e estudou Jornalismo na UniverCidade, ambas no Rio. Também cursou uma especialização em Negócios na Universidade de Nova York.

Foi casada com José Bonifácio Brasil de Oliveira, o “Boninho” da TV Globo, e também com Carlos Johannpeter, herdeiro do Grupo Gerdau. É mãe de duas filhas – Marianna Tamborindeguy de Oliveira e Catharina Tamborindeguy Johannpeter. Também é madrinha e mantenedora do "Lar de Narcisa", instituição filantrópica em Duque de Caxias (RJ) que abriga e dá apoio sócio-familiar a crianças e adolescentes carentes. 

Com frequência, organiza em seu apartamento no Edifício Chopin recepções luxuosas com a presença de artistas, aristocratas, membros da alta sociedade carioca e da elite internacional. Vizinha do hotel Copacabana Palace, é conhecida por interagir com hóspedes e funcionários usando um potente megafone.