Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Tatá Werneck

Campo de exposição

Tatá Werneck utiliza as redes sociais para divulgação de trabalhos e interações com seus públicos, marcadas pela comédia e posicionamentos políticos. Ela utiliza, principalmente, o Instagram, que conta 54,5 milhões de seguidores/as; sua página no Facebook conta com 4,1 milhões de seguidores/as e seu perfil no Twitter com 11,4 milhões. Atualmente, Tatá Werneck apresenta o Lady Night e pôde ser vista também como apresentadora no Prêmio Multishow 2021.  

(Dados coletados em: 12 de dezembro de 2022)

Acontecimentos

  • Em 2008, quando fez sua primeira participação em um programa televisionado: a série Dilemas da Irene, do canal GNT;
  • Tatá Werneck é consagrada como humorista a partir de suas participações em novelas e filmes. A personagem mais marcante na trajetória da artista foi Valdirene, na novela Amor à Vida, de 2014. O contrato firmado com a Globo também é um elemento importante na difusão da imagem de Tatá. 
  • Em abril de 2017 estreou um programa de entrevistas veiculado tanto na TV aberta quanto em canal fechado: o Lady Night fez grande sucesso entre o público, colocando Tatá Werneck nos holofotes devido às histórias pessoais contadas no programa, bem como a grande capacidade de improvisação da artista.
  • Em junho de 2017 Tatá Werneck assumiu o relacionamento com o ator Rafael Vitti, 12 anos mais novo que a artista. Ela afirmou que o julgamento de mulheres que namoram homens mais novos é muito maior do que quando o contrário acontece, e, como havia previsto, a diferença de idade dos dois gerou discussões nas redes quando o relacionamento foi assumido.  
  • Em outubro de 2019 Tatá Werneck deu à luz a Clara Maria Werneck Vitti. A criança é motivo de interações e reações do público, e acaba por também movimentar as redes sociais de Tatá.  
  • Em maio de 2021, Tatá Werneck foi vislumbrada pelo público nas redes devido à morte de seu amigo pessoal e também humorista brasileiro Paulo Gustavo. A artista ainda foi alvo de críticas quando, no velório do ator, utilizou máscaras e face shield para se proteger contra a Covid-19, resultando em grandes reverberações.

Públicos/valores evocados

Tatá Werneck convoca públicos que se interessam pela sua atuação enquanto comediante. Sua criatividade e capacidade de improvisação, imitação e rapidez é característica marcante de praticamente todos os seus trabalhos enquanto humorista, principalmente durante as apresentações de seu talk show, o Lady Night. Assim, a imagem pública de Tatá está diretamente relacionada à carreira artística e humorística.

Alguns posicionamentos da artista, no entanto, nos levam a perceber outros valores evocados: em alguns de seus programas, Tatá utiliza um tom humorístico para falar indiretamente sobre questões políticas, lapidando o público que consome seu trabalho. 

Essa característica é potencializada quando olhamos para suas postagens no Instagram, dizendo diretamente sobre seus posicionamentos políticos e sociais, principalmente após a morte de seu amigo Paulo Gustavo por Covid-19. Historicamente, Tatá já se posicionava a favor de causas sociais, quando, por exemplo, contribuiu para a fundação do grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, em 2003. 

Tatá Werneck ainda evoca valores religiosos. Em suas redes a artista posta, com certa frequência, orações e figuras católicas, além de participar de lives religiosas com padres. Todas essas características, no entanto, são sempre permeadas pelo humor da artista. 

Alguns episódios marcaram a trajetória de Tatá Werneck de forma negativa. Em 2020, a artista foi processada pela RedeTV por uma piada feita em relação à roupa que usava, durante a apresentação do Prêmio Multishow 2020, comparando-a ao orçamento da programação do canal. Mais recentemente, uma polêmica entre Tatá Werneck e a participação do artista Fiuk no Lady Night tomou conta das redes e fez com que a humorista retratasse o desentendimento de forma cômica ao apresentar o Prêmio Multishow 2021. Ambos os episódios levantam discussões sobre os limites do humor e envolvem situações constrangedoras e desconfortáveis, em uma controvérsia no modo como a artista faz piadas e comentários humorísticos. 

Autor: Yasmine Feital, graduanda em Jornalismo (UFMG).

Coautor:  Amanda Nascimento, graduanda em Relações Públicas (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (CNPq).

Biografia

Carioca nascida em 11 de agosto de 1983, Talita Werneck Arguelhes é uma figura representativa do humor brasileiro. Mais conhecida como Tatá Werneck, a humorista também atua em outros campos midiáticos: é atriz, apresentadora de televisão, musicista e dubladora. Sua trajetória pública chama a atenção pela criatividade e a capacidade de improvisação da humorista, além das diversas performances a partir do viés cômico. 

Tatá Werneck começou a vida artística no teatro, e aos 11 anos de idade teve sua estreia nos palcos em uma peça profissional e musical chamada Annie; no mesmo ano, Tatá também participou do programa Xuxa Park, apresentado por Xuxa Meneghel, que, segundo a artista, foi sua inspiração para adotar o nome artístico “Tatá”. A humorista se formou em Publicidade e Propaganda e, posteriormente, devido à paixão pela arte, cursou Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 2008, aos 25 anos de idade, Tatá Werneck realizou seu primeiro trabalho em um programa televisionado: a série Dilemas da Irene, do canal fechado GNT. No entanto, foi através dos espetáculos de improvisação que a artista começou a ser marcada enquanto humorista no Brasil, tendo de ser mudar para São Paulo no ano de 2009, em apresentação na Cia. Barbixas do Humor, depois em DezImprovisa em conjunto com o humorista Rodrigo Capella (sendo assistida por trezentos mil espectadores no primeiro ano de exibição no Brasil). Em 2010, Tatá Werneck integrou a rede de humor da MTV Brasil ao participar de programas como Quinta Categoria, Comédia MTV e Trolalá, em conjunto com outros nomes do humor brasileiro como Dani Calabresa, Marcelo Adnet e Paulinho Serra. No mesmo ano, leitores/as do site Universo Online UOL a elegeram como a humorista mais engraçada do Brasil.   

O cinema e a televisão brasileiros foram os responsáveis por amplificar a carreira de Tatá Werneck. Em um primeiro momento, no ano de 2012, sua participação no filme De Pernas Pro Ar 2, contracenando com Ingrid Guimarães e Luís Miranda; depois disso, em 2013, Tatá Werneck interpretou a personagem Valdirene, na trama Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, firmando um contrato com a Rede Globo que dura até hoje. No ano seguinte a artista estreou como apresentadora no programa Tudo pela Audiência do canal Multishow, juntamente com Fábio Porchat, além de ter feito participações no sitcom Vai que Cola e participado da novela I Love Paraisópolis

Desde então Tatá Werneck tem sido aclamada pelo público e com diversos prêmios, como o de “Melhor Atriz Revelação” no programa Melhores do Ano e com o de “Melhor Comediante” pelo Shorty Awards (premiação estadunidense), ambos em 2014. No ano de 2021 Tatá Werneck recebeu o Troféu Paulo Gustavo (na categoria “Humor”) nos “Melhores do Ano” da emissora Globo. Atualmente a humorista é uma das poucas mulheres que apresentam um programa de entrevistas (também conhecido como talk show), o Lady Night, distribuído em canal fechado (Multishow) e pela TV aberta (Globo).