Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição
Tatá Werneck utiliza as redes sociais para divulgação de trabalhos e interações com seus públicos, marcadas pela comédia e posicionamentos políticos. Ela utiliza, principalmente, o Instagram, que conta 54,5 milhões de seguidores/as; sua página no Facebook conta com 4,1 milhões de seguidores/as e seu perfil no Twitter com 11,4 milhões. Atualmente, Tatá Werneck apresenta o Lady Night e pôde ser vista também como apresentadora no Prêmio Multishow 2021.
(Dados coletados em: 12 de dezembro de 2022)
Acontecimentos
Públicos/valores evocados
Tatá Werneck convoca públicos que se interessam pela sua atuação enquanto comediante. Sua criatividade e capacidade de improvisação, imitação e rapidez é característica marcante de praticamente todos os seus trabalhos enquanto humorista, principalmente durante as apresentações de seu talk show, o Lady Night. Assim, a imagem pública de Tatá está diretamente relacionada à carreira artística e humorística.
Alguns posicionamentos da artista, no entanto, nos levam a perceber outros valores evocados: em alguns de seus programas, Tatá utiliza um tom humorístico para falar indiretamente sobre questões políticas, lapidando o público que consome seu trabalho.
Essa característica é potencializada quando olhamos para suas postagens no Instagram, dizendo diretamente sobre seus posicionamentos políticos e sociais, principalmente após a morte de seu amigo Paulo Gustavo por Covid-19. Historicamente, Tatá já se posicionava a favor de causas sociais, quando, por exemplo, contribuiu para a fundação do grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, em 2003.
Tatá Werneck ainda evoca valores religiosos. Em suas redes a artista posta, com certa frequência, orações e figuras católicas, além de participar de lives religiosas com padres. Todas essas características, no entanto, são sempre permeadas pelo humor da artista.
Alguns episódios marcaram a trajetória de Tatá Werneck de forma negativa. Em 2020, a artista foi processada pela RedeTV por uma piada feita em relação à roupa que usava, durante a apresentação do Prêmio Multishow 2020, comparando-a ao orçamento da programação do canal. Mais recentemente, uma polêmica entre Tatá Werneck e a participação do artista Fiuk no Lady Night tomou conta das redes e fez com que a humorista retratasse o desentendimento de forma cômica ao apresentar o Prêmio Multishow 2021. Ambos os episódios levantam discussões sobre os limites do humor e envolvem situações constrangedoras e desconfortáveis, em uma controvérsia no modo como a artista faz piadas e comentários humorísticos.
Autor: Yasmine Feital, graduanda em Jornalismo (UFMG).
Coautor: Amanda Nascimento, graduanda em Relações Públicas (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (CNPq).