Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição
Bruna Marquezine surgiu e se consolidou na cena pública por meio da televisão, participando da teledramaturgia e de programas da Rede Globo, além de comerciais variados.
Sua presença na Internet é forte. Possui 35 milhões de seguidores no Instagram, 5,8 milhões no Twitter e 7,3 milhões de fãs no Facebook. São números bastante expressivos, tanto para uma celebridade nacional quanto internacional.
(Dados coletados em 28/03/2019)
Acontecimentos
– Participação na novela Mulheres Apaixonadas
Bruna se tornou conhecida nacionalmente ao interpretar a personagem “Salete”, que comoveu o Brasil por perder a mãe (Vanessa Gerbeli) num tiroteio no Leblon e ter que sofrer com as maldades da vó (Manoelita Lustosa).
– Namoro com o atleta Neymar
A relação entre a atriz e o jogador de futebol da Seleção Brasileira vem sendo amplamente discutida pela mídia brasileira e internacional desde seu início, em 2012. Mesmo após o fim do relacionamento, em outubro de 2018, especulações sobre os motivos de afastamento, término e o envolvimento de outras figuras célebres nas circunstâncias ainda são notícia em revistas e sites especializados em celebridades no país e no mundo.
– Cenas de sexo na série Nada será como antes
A personagem de Bruna na série da Globo se envolvia em triângulo amoroso, e a atriz protagonizou diversas cenas de sexo e nudez durante a trama. Estes momentos repercutiram na Internet, entre elogios pela atuação, a mudança na direção de sua carreira e comentários sobre do corpo da atriz, ocupando os assuntos mais comentados do Twitter da época.
Públicos
Bruna Marquezine convoca públicos que se relacionam com sua profissão e projeção midiática. Podemos dizer que, inicialmente, sua posição enquanto jovem atriz da Rede Globo atrai pessoas que se interessam por televisão e seus bastidores. Bruna também é conhecida pelo apreço à moda e é considerada uma it girl, nacional e internacionalmente, convocando um público que se interessa por este tópico. Por causa desse poder de convocação, Bruna é considerada uma influenciadora digital e é bastante visada para parcerias de marketing nas redes sociais digitais.
Valores evocados
A imagem pública de Bruna Marquezine sugere valores que são estimados pela sociedade e que, de certa forma, são comuns às pessoas que ocupam um local semelhante a ela na cena pública: jovem, bonita, com vida saudável e bem-sucedida antes dos 30 anos de idade. Os valores de beleza e jovialidade que a atriz reflete são, inclusive, visados para campanhas publicitárias e renderam a ela destaque em vídeos e reportagens da revista Vogue americana. No entanto, Bruna começou a desmistificar essa aparência e revelou, em diversas entrevistas, que sofria depressão e transtornos alimentares e de imagem. Desde então, passou a conscientizar garotas sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental nas suas redes sociais digitais.
A atriz também evoca valores feministas. Em diversas entrevistas para diferentes mídias, Bruna explica e desmistifica a ideia do feminismo, se posicionando como uma feminista e militante. Também articula esses valores nas suas redes sociais digitais, seja através de postagens próprias (como no último 8 de março) ou defendendo e/ou interagindo com outras celebridades femininas, frisando valores de sororidade e companheirismo.
No último ano, devido à grande polarização política no país, Bruna se posicionou em oposição ao então presidenciável Jair Bolsonaro e suas principais pautas e discursos, como o porte de armas, tortura e a intolerância contra sujeitos LGBT. Tal posicionamento foi bastante repercutido na mídia e nas redes sociais digitais, pois naquele período várias figuras públicas estavam receosas quanto à publicização de seu posicionamento político, à esquerda ou à direita.
A atriz também se envolve com causas humanitárias e filantrópicas; em março de 2019, foi para Angola realizar trabalho voluntário e promoveu uma vaquinha online para ajudar no combate à fome na localidade.
Pedro Paixão
Graduando em Comunicação Social na UFMG
Bolsista de Iniciação Científica pelo GrisLab