Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Jorge & Mateus

Campo de exposição: onde Jorge & Mateus são acessados?

A dupla possui uma imagem pública muito forte e consolidada. Por isso, frequentemente são encontrados em propagandas e publicidades pagas dos mais diversos produtos e serviços. Além disso, são acessados em shows, festivais e programas musicais da mídia em geral.

Eles ainda possuem um intenso contato com as redes sociais. Em 2016, os cantores foram destaques na lista da Forbes entre as 30 personalidades brasileiras mais populares da internet. Assim, a dupla possui  16,2 milhões de seguidores no Instagram, 14,7 milhões de curtidas no Facebook, 7,9 milhões de seguidores no Twitter e mais de 6 milhões de ouvintes no Spotify. Além disso, em seus perfis pessoais os amigos também contam com um alto número de seguidores, sendo no Instagram de Jorge 1,8 milhões e no de Mateus 1,4 milhões.

(Informações coletadas em 17/04/2020)

 

Acontecimentos: o que marca a aparição pública da dupla?

  • Em 2008, logo no início da carreira, a dupla lançou o projeto “Jorge & Mateus Elétrico”, que contava com produções adaptadas para trio elétrico. No carnaval daquele ano, os sertanejos conquistaram algo até então inédito para esse gênero musical: ter uma micareta no carnaval de Salvador;
  • Eles também já foram indicados ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, com o álbum “Os Anjos Cantam”. Entretanto a dupla não ficou com o prêmio;
  • Em 2017, os amigos foram os donos da canção mais ouvida do Spotify Brasil. No ano seguinte, levaram o título de Melhor Dupla pelo canal Multishow e foram os únicos artistas brasileiros com mais de um bilhão de plays na plataforma musical citada;
  • Recentemente a dupla conquistou no YouTube o record mundial de visualizações simultâneas em uma live, com 3,1 milhões de acessos. Entretanto, a organização do evento gerou crítica aos cantores, visto que em sua equipe haviam mais de dez pessoas o que não é recomendado em tempos de Covid-19.

Públicos e valores evocados por Jorge & Mateus

Em suas canções os sertanejos relatam histórias de amor, traições e amores não correspondidos, gênero popularmente conhecido como sofrência. Nesse sentido, os fãs constituem um público amplo e diversificado.

Muitas das letras de maior sucesso de Jorge & Mateus abordam relacionamentos pelo viés romântico, sendo mais comum a valorização de namoro e estabilidade (o “sossegar”), em oposição à casualidade. Esse estilo de vida “dos solteiros”, que também é comum no gênero, é mais valorado em outro segmento de canções e artistas.

Além disso, a história de sucesso da dupla é fonte de inspiração para as novas gerações sertanejas que estão surgindo. Eles ainda evocam valores como amizade, companheirismo e parceria.

 

Evelly Lopes, Graduanda em Publicidade e Propaganda na UFMG
Bolsista de Iniciação Científica pelo GrisLab

Biografia

Jorge Alves Barcelos nasceu em 27 de agosto de 1982 em Itumbiara — Goiás, filho da união entre Eurípedes Barcelos e Maria Genoveva Alves Barcelos. Antes de formar a dupla com Mateus, o jovem tinha uma carreira solo. Ele já foi professor de geografia e chegou a cursar Direito até o 8º período, porém trancou a faculdade para seguir a carreira de músico com seu parceiro.

Mateus Pedro Liduário de Oliveira é quem forma o duo com Jorge. Também natural de Itumbiara, nasceu em 15 de julho de 1984, filho de Angela Oliveira e Lucimar Oliveira. Antes da fama, o cantor chegou a cursar Agronomia, mas isso não o impediu de seguir a carreira musical.

Os cantores se conheceram em 2005, apresentados por  um amigo comum. A primeira apresentação da dupla foi em um churrasco, e logo eles viram que a parceria poderia dar certo. Assim, Jorge e Mateus começaram a se apresentar em estabelecimentos da cidade, o que rendeu um CD  independente (gravado na garagem de Mateus), com músicas autorais e clássicos sertanejos com uma roupagem nova.

Logo depois, os amigos conseguiram um contrato com a Universal Music e gravaram o CD e DVD do show “Jorge e Mateus - Ao Vivo em Goiânia”, que logo se tornou sucesso entre o público com o hit “Pode Chorar”. Em 2009 lançaram mais um CD e DVD, intitulado “O Mundo É Tão Pequeno”, trabalho que alcançou o disco de platina (que marca a venda de 50 mil cópias). Além disso, no mesmo ano emplacaram um tour internacional pelos Estados Unidos, dando início a carreira da dupla no exterior.

Em 2012 os artistas chegaram a gravar um CD e DVD em Londres, chamado “Live In London – At The Royal Albert Hall”, o que fez da dupla os primeiros brasileiros na história a se apresentarem no teatro, famoso por receber grandes nomes da indústria fonográfica mundial. Nos anos seguintes, os músicos continuaram a ocupar os top hits do Brasil, sendo  “T.E.P.,Ep1” o trabalho mais atual dos sertanejos.

No que se refere à vida pessoal, ambos são muito reservados. Jorge é pai de Davi (4 anos) e recentemente anunciou o fim do matrimônio com a designer Ina Freitas, com quem se casou em 2007. Já Mateus é casado com a empresária Marcella Barra, com quem teve dois  filhos: Dom (2 anos) e Flor (5 meses). Além de cantor, ele ainda é proprietário de um parque de wakeboard em Goiânia, chegando a abrigar competições internacionais do esporte.