Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das
celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e
adesão junto a públicos significativos.
Estamos utilizando aqui um conceito amplo de celebridade: pessoas que – por razões
diferenciadas – se tornam amplamente conhecidas e, para além disso, admiradas (ou
detestadas), provocam sentimentos de adesão e/ou repulsa, são tomadas como modelos (ou
contra-modelos), suscitam formas distintas de celebração. Usamos o termo praticamente
como sinônimo de “famosos”, “pessoas públicas de referência”. Isso dito, fica evidente que
existem diferentes tipos de celebridade, que elas o são em graus diferenciados e por razões
distintas e, sobretudo, não devem ser submetidas a uma medida comum.
Grosso modo, as celebridades se constituem a partir de três fundamentos: as qualidades que
ostentam, o lugar institucional que ocupam, sua presença / participação em algum
acontecimento de destaque. Tais aspectos são geradores de visibilidade; a visibilidade, se bem
aproveitada, proporciona a fama.
Não se trata de fazer comparação entre elas, ou estabelecer juízos de valor, mas compreender
quem são, como atuam na cena pública, o que convoca adesão (a natureza do apelo que elas
acionam), a configuração e posicionamento de seus respectivos públicos.
1) Tipos de celebridades
Uma celebridade é um indivíduo que ganhou destaque pessoalmente. Respeitando sua
particularidade, é possível, no entanto, agrupá-las em categorias, conforme o terreno onde
atuam e de onde extraem seu potencial de visibilidade.
Trabalhamos inicialmente com a seguinte tipologia de celebridades:
a) artistas de televisão / cinema / teatro
b) esportistas
c) líderes religiosos
d) personalidades do meio político
e) figuras das redes sociais (internet)
f) modelos
g) outros
2) Critérios para inserção no Radar
A avaliação (e escolha) de pessoas públicas que entrariam nesta categoria de celebridades,
passíveis de serem registradas por nosso Radar é complexa, pois não há como trabalhar com
critérios muito objetivos e comparáveis. Algumas se destacam por certos aspectos que não se
aplicam a outras; cada uma delas (ou cada tipo de celebridade) pode atender a critérios que
são específicos.
Trabalharemos então no cruzamento de vários critérios:
a) extensão do público (fãs, admiradores, seguidores)
b) evidência do carisma
c) respeito, admiração
d) credibilidade
3) Construção do perfil
As celebridades serão registradas a partir de uma pequena grade de questões que nos
permitirão situá-la no quadro social:
a) biografia
b) campo de exposição (onde são acessadas)
c) acontecimentos / atuações que vêm marcando sua aparição pública
d) público (seguidores)
e) temas e questões às quais estão associadas
4) Funcionamento do Radar de Celebridades
O Radar será inserido na página do GRISLAB e terá atualização contínua.
O trabalho de monitoramento e inserção das celebridades estará a cargo dos bolsistas do
GRISLAB, com a contribuição dos demais membros do GRIS – professore/as, doutoranda/os,
mestranda/os, estudantes de graduação.
Serão aceitas sugestões de pessoas externas tanto na indicação de nomes como na construção
do perfil. As propostas serão examinadas pela equipe responsável.