Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Pabllo Vittar é acessada?
Pabllo utiliza suas redes sociais de forma assídua. Sua conta do Instagram possui 7 milhões de seguidores. No Facebook, a página oficial da drag queen é curtida por mais de 1,8 milhão de internautas. Em seu canal no YouTube, criado em 26 de setembro de 2013, há 4,5 milhões de inscrições e um total de 729.103.853 visualizações.
Dados recolhidos em 24/05/2018
Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Pabllo Vittar
Público e valores que Pabllo Vittar evoca
Pabllo tem no público LGBT uma expressiva parcela de sua base de fãs. A cantora cumpre um importante papel no que tange à representatividade do público gay, uma vez que é uma drag queen, assumidamente homossexual e ganhou significativa projeção nacional e internacionalmente, constantemente abordando questões relacionadas a gênero e sexualidade.
A canção Indestrutível é emblemática para os fãs LGBT de Pabllo Vittar, por passar uma mensagem de superação. O videoclipe da música conta a história de um garoto gay que sofre agressões de motivações homofóbicas, mas, no final, se reconstrói e supera o preconceito. Logo no início do vídeo é disponibilizada a informação de que 73% dos jovens LGBTQ+ no Brasil são vítimas de bullying e violência nas escolas.
Pabllo frequentemente fala sobre o respeito às diferenças e sua emergência como celebridade evoca a valorização da diversidade. Até mesmo em sua música isto pode ser observado: a cantora mescla elementos do forró, tecnobrega (ritmo típico da região Norte, onde nasceu), pop, entre outros ritmos musicais.
Camila Meira
Graduanda em Jornalismo pela UFMG
Bolsista de Iniciação Científica do GrisLab