Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Rubel Brisolla

Campo de exposição

As redes digitais são o principal meio de comunicação do cantor, é onde concentra a maior parte dos seus ouvintes. No Instagram, Rubel pode ser encontrado pelo @rubelrubelrubel. Lá, ele possui 292 mil seguidores, e suas postagens são relativamente frequentes, com atualizações mensais no feed e diárias nos stories. Já no Twitter, com o @rubel, são 43,1 mil seguidores e é a rede em que seu posicionamento político fica mais evidente. Por fim, sendo encontrado por “Rubel”, no Youtube já são 575 mil inscritos, mas a postagem mais recente foi feita em 2021.  

(Dados coletados em 15/11/2022)

Acontecimentos

  • Em 2018, Casas foi indicado ao prêmio Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
  • “Quando Bate Aquela Saudade” fez parte da trilha sonora da super série da Globo “Onde Nascem os Fortes”, de 2018.
  • “Partilhar” fez parte da trilha sonora de “Malhação Vidas Brasileiras” da Globo, transmitida entre 2018 e 2019.
  • Em 2018, a revista Rolling Stone elegeu Casas como o 20º melhor disco brasileiro.
  • Em 2018, iniciou a turnê Casas, a qual passou por mais de 60 cidades, nacionais e internacionais, como Nova Iorque e Lisboa, além de fazer parte de grandes festivais, como o Coala e Rock the Mountain.

Públicos e valores evocados

A internet sempre foi um elemento crucial para o sucesso de suas canções e, inclusive, é um dos pontos estratégicos utilizados no que tange a veiculação de seus trabalhos. Com isso, grande parte do seu público é do meio digital, majoritariamente jovens, que utilizam plataformas como Spotify e Youtube. E, por ser considerado um dos nomes da nova MPB, esse público se segmenta dentro do espectro desse estilo musical, evidenciando a brasilidade e o romantismo, muito presentes em suas músicas. Além disso, como pode ser percebido em algumas de suas canções, falas e até parcerias, Rubel apresenta um posicionamento progressista de esquerda, o que reflete não somente no seu público como também nos valores que ele evoca. 

Ele se posiciona abertamente no campo da política desde as eleições de 2018, tendo publicado um texto em seu facebook deixando claro seu apoio ao candidato Fernando Haddad. No início da campanha de vacinação, o cantor lançou uma música chamada “O homem da injeção II”, inspirada em um samba homônimo composto em 1910. A letra é uma forma de protesto e incentivo para as pessoas se vacinarem.

Quanto a sua vida pessoal, Rubel é uma pessoa muito reservada e pouco se sabe sobre seus relacionamentos amorosos e outras situações. Portanto, não foram identificadas interrogações na sua trajetória.

 

Autor: Bruna de Souza Gomes, graduanda em Jornalismo (UFMG)

Coautor:  Amanda Nascimento, graduanda em Relações Públicas (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (CNPq)

Biografia

Cantor e compositor, Rubel Brisolla nasceu no dia 10 de abril de 1991 na cidade de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro. Mas com apenas 7 anos de idade mudou-se com seus pais para a capital fluminense. 

Criado em uma família com forte tradição musical, sua relação com a música teve início logo na infância. Por influência de seus irmãos, Brisolla entrou para uma escola de música e começou a estudar violão e guitarra com apenas 8 anos de idade. Com 15 anos, durante o Ensino Médio, ele e seus amigos decidem formar uma banda de rock chamada “Corleones”. Nesse período, ele já desenvolvia algumas composições próprias. 

Quando adulto, cursou cinema na PUC-RJ e nessa época deixou a música de lado. Em 2011, ainda durante a faculdade, mudou-se para os Estados Unidos para fazer intercâmbio estudantil na Universidade do Texas, em Austin. Essa mudança foi fundamental para a produção do seu primeiro álbum, Pearl, lançado em 2013 apenas na internet. Sem perceber, Rubel tinha ido parar em uma das cidades mais musicais dos EUA, o que despertou novamente sua paixão pela música. Lá, formou uma pequena banda e compôs algumas canções para o álbum com a ajuda dos novos amigos.

Contudo, o reconhecimento a nível nacional só veio em 2015, através da música “Quando Bate Aquela Saudade”. O single, que faz parte do seu primeiro álbum, tornou- se viral na internet atingindo a marca de 51 milhões de visualizações no Youtube. 

Em 2018, lançou seu segundo álbum, intitulado Casas. Com uma composição diferente do primeiro, esse trouxe muitas referências nacionais, em especial o Rap e o Hip Hop, além de participações especiais em duas músicas: Rincon Sapiência, na faixa “Chiste”, e Emicida, na faixa “Mantra”. 

Outro grande sucesso foi “Partilhar”, lançado em 2019 e sem fazer parte de álbuns. A canção acumula mais de 80 milhões de reproduções no aplicativo Spotify, além de um clipe com a participação da atriz Marina Ruy Barbosa e uma regravação com a companhia do duo Anavitória.

Para além de sua carreira como cantor, Rubel também é roteirista, diretor e atuou na produção de documentários, clipes e curtas metragem. Em 2020, fez parte da equipe de roteiristas do programa Lady Night apresentado pela humorista Tatá Werneck, no canal fechado Multishow. Atualmente, está desenvolvendo o roteiro de uma série em parceria com outros produtores para a plataforma de streaming Disney+ e trabalhando em seu terceiro álbum.