Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Silvio Santos é acessado?
Silvio é acessado predominantemente pela televisão, por sua emissora própria, na qual comanda, atualmente, 3 programas. Sua atração principal, o Programa Silvio Santos, é o mais longevo da televisão brasileira, sendo apresentado por 55 anos. Silvio também é presença constante no noticiário de celebridades, seja em programas de TV de outras emissoras, que repercutem suas falas no SBT, seja em sites especializados. Outra via oficial de aparição do apresentador é a revista mensal SBT em Revista, que destaca artistas e produtos de seu canal. Embora também alcance expressiva popularidade nas redes sociais, seu perfil verificado no Twitter não é atualizado desde janeiro de 2018.
Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Silvio Santos
Como está em evidência há mais de 50 anos, Silvio coleciona acontecimentos amplamente discutidos. Alguns de maior repercussão foram:
Públicos e valores que Silvio Santos evoca
A imagem pública de Silvio já está tão consolidada que é possível considerá-lo como um verdadeiro mito, construído ao longo de sua longeva trajetória midiática. A associação do dono ao SBT é algo tão marcante a ponto de determinar a existência dos SBTistas, fãs fervorosos, atuantes e autodeclarados do canal, cuja imagem se funde com a de Silvio. Abarcando uma ampla faixa de público (desde crianças até idosos), a imagem pública de Silvio Santos é complexa, podendo ser divida em algumas faces sempre associadas a valores positivos:
Como mito, tal figura é quase uma unanimidade, celebrada por meio de programas, reportagens e livros biográficos que exaltam sua história de vida como modelo. Os recentes episódios de polêmica devem ser acompanhados para percebermos até que ponto essa imagem pode estar sendo, aos poucos, desestabilizada. Por ora, tais situações têm dividido o público entre críticos e defensores do apresentador, e esta última parcela ainda tem se sobressaído. Por enquanto, Silvio ainda é considerado o “rei da TV”.
Rafael Fialho
Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM-UFMG