Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Meios de acesso
O principal canal de acesso de Sônia Braga é o cinema; os últimos trabalhos da atriz foram em parceria com o diretor Kleber Mendonça Filho nos filmes Aquarius e Bacurau. Nas redes sociais, a única conta verificada da artista é o Instagram, que conta com 102 mil seguidores. A conta no Facebook conta com 34.395 seguidores. ( Acesso: 11/11/2022)
Acontecimentos:
Públicos e valores evocados
Nos anos 1970, em meio ao apogeu da sua carreira televisiva, a atriz mobilizou o país como um todo. Hoje em dia, a atriz convoca públicos que se interessem pelo cinema nacional. Braga também chama atenção por manter constantemente temas políticos em suas redes sociais, atraindo pessoas que compactuam com esses valores.
Durante grande parte da sua carreira, Sônia Braga era reconhecida pelos valores de beleza e sensualidade, o que refletia no perfil dos personagens que representava. Atualmente, a atriz aborda os processos do envelhecimento e a relação da senescência com os valores estéticos; nos últimos anos, Sônia adotou o cabelo totalmente grisalho e afirmou que manter os cabelos brancos é um símbolo de liberdade.
A atriz evoca também valores feministas. Em inúmeras entrevistas, Braga defende os direitos das mulheres: talvez a declaração mais emblemática sobre o assunto tenha sido feita para a revista Elle, onde defendeu a descriminalização do aborto em meio a relatos pessoais sobre suas experiências.
Braga sempre foi muito engajada politicamente e, desde muito jovem, demonstrava sua desaprovação perante regimes autoritários. A atriz é uma grande defensora dos direitos humanos e sempre apoia projetos que visam à diminuição da desigualdade social. Sônia Braga é crítica ferrenha do governo de Jair Bolsonaro e da agressividade da parcela conservadora da população que reverbera as falas e pensamentos do governante.
A atriz também defende o veganismo como uma dieta saudável e consciente em relação ao planeta.
Pontos de interrogação.
A atriz não possui muitas contradições, contudo, sua relação com o mercado televisivo brasileiro pode ser uma delas. Apesar de ter construído sua carreira em boa medida graças à teledramaturgia, a artista é uma grande crítica desse mercado. Ao longo dos anos, fez algumas declarações sobre a limitação dos tipos de personagens que as novelas delegam para pessoas mais velhas, denunciando, assim, o etarismo; também registra estranheza com relação ao modelo brasileiro, que centraliza a teledramaturgia em apenas um canal, pois esse monopólio é desestimulante para que ocorra um possível retorno criativo das novelas.
Autor: Pedro Felipe Bernardo, graduando em Jornalismo (UFMG).
Coautor: Nicolle Teixeira, graduanda em Jornalismo (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (FAPEMIG).