Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de Exposição: onde Taís Araújo é acessada?
Taís surgiu e se consolidou na cena pública através da televisão, ascendendo de forma significativa na teledramaturgia da Rede Globo. Portanto, o canal de maior reconhecimento da atriz é o meio televisivo, onde atua em novelas, séries e programas, além de tradicionalmente protagonizar comerciais de produtos para cabelos. Seus cachos são emblemáticos e, atualmente, é garota-propaganda da marca L’Oreal (já desempenhou esse papel para outras marcas, como Seda e Elseve).
A atriz também é assídua nas redes sociais. Uma das formas de interação que utiliza com os internautas são postagens engraçadas, como memes, até mesmo aqueles feitos com sua própria imagem.
Sua página oficial no Facebook conta com mais de 4,7 milhões de seguidores.
Já no Instagram, a artista é seguida por 6,2 milhões de internautas.
Sua conta no Twitter é seguida por mais de 1,9 milhão de seguidores.
(Dados coletados em 06/08/18)
Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Taís Araújo
Público e valores evocados por Taís Araújo
A atriz evoca a figura da mulher bem-sucedida, refletindo os valores do sucesso profissional e pessoal – seu trabalho no ramo artístico é amplamente reconhecido e seu casamento com Lázaro Ramos, outro artista bem-sucedido, é visto com bons olhos pela mídia.
Por esses motivos, Taís também evoca o empoderamento negro, uma vez que conquistou espaço no show business nacional, marcadamente racista e que relega pessoas negras a papéis subalternos. A atriz é uma das grandes estrelas do núcleo artístico da Rede Globo.
Devido ao seu sucesso, a artista é usada como token em alguns episódios de racismo na sociedade brasileira – isto é, um exemplo que justifica o discurso da democracia racial e que nega a existência do racismo.
Camila Meira
Graduanda em Jornalismo pela UFMG
Bolsista de Iniciação Científica do GrisLab