Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Rayza Nicácio

Campo de exposição: onde Rayza é acessada?

Rayza Nicácio pode ser acessada por seus perfis no YouTube e no Instagram, que reúnem, respectivamente, 1,6 e 1,4 milhões de seguidores.

A youtuber possui ainda um perfil no Instagram focado em dicas de design de interiores e arquitetura, chamado Rayza Home, onde ela revela detalhes sobre a construção, reforma e decoração de suas casas. Esse perfil conta com 324 mil seguidores.

(Informações coletadas em 28/04/2019)

Acontecimentos

  • “Sobre ser negra”

Desde o início de seu canal no youtube, Rayza Nicácio se autodefiniu como uma mulher negra de pele clara. No entanto, em 2015, Rayza Nicácio fez uma participação no canal do youtuber Felipe Neto para falar sobre padrões de beleza e, nesse vídeo, ela se autodefine como parda. Em 2017, a youtuber gravou um vídeo, patrocinado pela Stabilo (marca alemã de canetas), em que se assumiu negra, e foi criticada por fãs e personalidades do movimento negro, que a acusaram de afroconveniência – isto é, não ser negra, mas assumir-se como tal para obter vantagens.
Em 2018, Rayza gravou mais um vídeo para explicar a situação e se definir perante seu público como uma mulher negra.

  • A 19ª personalidade mais influente do Brasil

Em 2016, Rayza Nicácio foi eleita a 19ª personalidade mais influente do Brasil em um ranking feito pela agência Provokers em parceria com a Google e a revista Meio & Mensagem. Na mesma lista figuram celebridades da TV, como Luciano Huck e Taís Araújo, e da internet, como os youtubers Whindersson Nunes e Felipe Neto.

  • Casamento e divórcio

Em 2015, Rayza Nicácio se casou com o youtuber Jefferson Soares. O relacionamento entre os dois foi tema de dezenas de vídeos, tanto no canal de Rayza como no canal de Jefferson, e ambos se conheceram em uma igreja evangélica em Campinas, que frequentaram durante todo o relacionamento. O casal se posicionava nas redes sociais como um modelo de relacionamento cristão bem-sucedido, aderindo ao movimento “Eu escolhi esperar” durante o namoro, e ensinando lições de convivência para casais evangélicos.

Em 2017, Rayza e Jefferson se divorciaram, causando espanto e revolta entre seus fãs, principalmente os cristãos, que consideravam o divórcio como um afastamento de Deus. O acontecimento rendeu, ainda, troca de farpas entre os ex-cônjuges e muitos vídeos de Rayza revelando suas dificuldades em lidar com o término e que estava sofrendo de depressão.

  • Parceria com a Unilever (Dove e Seda Boom)

Em 2017, ao completar um milhão de seguidores no YouTube, Rayza Nicácio inaugurou uma parceria de merchandising com a Unilever, multinacional do ramo de cosméticos capilares. A parceria marca um salto em sua carreira de influenciadora digital, transformando-a em uma figura de alcance nacional e internacional. Tal ampliação de seus públicos foi consolidada em 2018, quando a youtuber lançou uma linha própria de produtos (shampoo, condicionador e creme de pentear) em parceria com a Seda, a Seda by Rayza.

  • Quarto de Blogueira

Em 2017, Rayza Nicácio e sua equipe de produção realizaram o quadro “Quarto de Blogueira”, fortemente inspirado nos quadros de reforma/transformação comuns em programas populares de TV. O quadro teve três episódios, em que a youtuber se propõe a transformar o quarto e a casa de uma leitora do interior de São Paulo. Para financiar a reforma, Rayza mobilizou patrocinadores do ramo da engenharia, arquitetura, marcenaria, roupas de cama, vestuário e cosméticos, demonstrando seu amplo alcance e trânsito no mundo do marketing.

Públicos e valores evocados

Rayza Nicácio conquistou sua fama ao compartilhar no YouTube suas técnicas de cuidado com os cabelos cacheados, e, aos poucos, seu conteúdo passou a abranger também dicas de maquiagem e acontecimentos de sua vida pessoal. Seu conteúdo sobre estética e autoimagem é fortemente pautado pelo viés da autoaceitação e do amor próprio, valores frequentemente defendidos em seus vídeos. Rayza defende, também, a liberdade de escolha no que tange às modificações corporais como um todo, sendo, ela própria, uma mulher tatuada, com piercings, que por vezes alisa, trança e tinge o próprio cabelo.

A maioria de seus públicos têm como primeiro interesse o conteúdo que ela produz sobre cuidados com cabelos cacheados, que foi o segmento que tornou Rayza famosa e influente. Paralelamente a isso, seus seguidores também se interessam pelas dicas de moda, decoração e comportamento que Rayza aborda em seu canal, bem como no acompanhamento de acontecimentos de sua vida pessoal, como, por exemplo, a aquisição de uma casa.

Desde seu início no YouTube, a performance de Rayza Nicácio é fortemente marcada pelo cristianismo. A todo o momento a youtuber fala de Deus e de sua relação com a igreja evangélica e, por isso, grande parte de suas seguidoras são mulheres evangélicas. Sendo assim, a religiosidade aparece como uma forte característica de sua persona pública, bem como os valores da devoção e do amor divino.

 

Mayra Bernardes
Mestranda em Comunicação pelo PPGCOM-UFMG
Bolsista de Apoio Técnico – GRIS UFMG

Biografia

Rayza Nicácio nasceu em Arapiraca, Alagoas, em 21 de abril de 1992. Aos 6 anos, sua família se mudou para Maceió, e alguns anos mais tarde, firmaram residência em Campinas, São Paulo, onde residem atualmente.

Durante sua infância e adolescência, Rayza era insatisfeita com a própria aparência e, principalmente, com o próprio cabelo cacheado. Apesar disso, a youtuber se descreve como vaidosa desde a infância, e ela e sua família relatam que seu gosto pelas câmeras vem da mesma época.

Em vários vídeos de seu canal no YouTube, Rayza conta que vivenciou situações traumáticas que minavam sua autoestima, tanto no âmbito familiar, onde suas tias e mãe se recusavam a cuidar de seus cabelos volumosos, como no âmbito da escola e amigos, que caçoavam de seus cabelos.

A partir dos 9 anos, a youtuber começou a alisar química e termicamente seus cabelos para, finalmente, se sentir bonita. No entanto, a alta frequência com que fazia esses procedimentos começou a danificar seus cabelos e prejudicar sua socialização com os  amigos, por estar o tempo inteiro ocupada com seus cabelos.

Aos 19 anos, e com os cabelos extremamente danificados, Rayza decidiu parar de alisar seus cabelos e começou a descobrir como cuidar dos fios em sua textura natural. Na mesma época, criou seu canal no YouTube, que inicialmente continha apenas covers de música gospel protagonizados por ela e seus amigos, e depois passou a conter vídeos dela mostrando como fazia para cuidar de seus cabelos cacheados.

Os vídeos de dicas e tutoriais protagonizados por Rayza começaram a atingir centenas de milhares de visualizações, e então sua vida se transformou. Em 2014, a youtuber desistiu do curso de Publicidade e de seu trabalho como vendedora, e passou a se dedicar exclusivamente ao seu canal, que veio acumulando mais de um milhão de seguidoras nos últimos anos.

Rayza é considerada uma pioneira em seu nicho no YouTube, que são os tutoriais de cuidados com cabelos crespos e cacheados. Por esse motivo, a youtuber já fez parcerias com inúmeras marcas de cosméticos nacionais e internacionais, além de ter gravado entrevistas e participações com youtubers e celebridades, como o cabeleireiro das celebridades Marcos Proença, a ex-miss Brasil Monalysa Alcântara, a cantora Iza, as youtubers Niina Secrets,  Nataly Neri, Felipe Neto e Whindersson Nunes.

Seu sucesso na internet lhe rendeu também algumas participações em programas de TV, primeiro como comentarista do concurso Miss Brasil 2017, e depois como convidada de programas da Rede Globo (É de Casa), e do GNT (Desengaveta e Superbonita). Em 2017, Rayza conquistou o Prêmio Geração Glamour, concedido pela revista Glamour às mulheres mais influentes da internet.

Atualmente, a youtuber segue se dedicando ao seu canal, onde posta vídeos sobre seu cotidiano, decoração e dicas de comportamento e beleza.  Também atua como embaixadora da All Things Hair, marca de conteúdo digital sobre beleza da Unilever, da Lancôme, da Eudora, e de sua linha de cosméticos Seda by Rayza.