Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Rayza é acessada?
Rayza Nicácio pode ser acessada por seus perfis no YouTube e no Instagram, que reúnem, respectivamente, 1,6 e 1,4 milhões de seguidores.
A youtuber possui ainda um perfil no Instagram focado em dicas de design de interiores e arquitetura, chamado Rayza Home, onde ela revela detalhes sobre a construção, reforma e decoração de suas casas. Esse perfil conta com 324 mil seguidores.
(Informações coletadas em 28/04/2019)
Acontecimentos
Desde o início de seu canal no youtube, Rayza Nicácio se autodefiniu como uma mulher negra de pele clara. No entanto, em 2015, Rayza Nicácio fez uma participação no canal do youtuber Felipe Neto para falar sobre padrões de beleza e, nesse vídeo, ela se autodefine como parda. Em 2017, a youtuber gravou um vídeo, patrocinado pela Stabilo (marca alemã de canetas), em que se assumiu negra, e foi criticada por fãs e personalidades do movimento negro, que a acusaram de afroconveniência – isto é, não ser negra, mas assumir-se como tal para obter vantagens.
Em 2018, Rayza gravou mais um vídeo para explicar a situação e se definir perante seu público como uma mulher negra.
Em 2016, Rayza Nicácio foi eleita a 19ª personalidade mais influente do Brasil em um ranking feito pela agência Provokers em parceria com a Google e a revista Meio & Mensagem. Na mesma lista figuram celebridades da TV, como Luciano Huck e Taís Araújo, e da internet, como os youtubers Whindersson Nunes e Felipe Neto.
Em 2015, Rayza Nicácio se casou com o youtuber Jefferson Soares. O relacionamento entre os dois foi tema de dezenas de vídeos, tanto no canal de Rayza como no canal de Jefferson, e ambos se conheceram em uma igreja evangélica em Campinas, que frequentaram durante todo o relacionamento. O casal se posicionava nas redes sociais como um modelo de relacionamento cristão bem-sucedido, aderindo ao movimento “Eu escolhi esperar” durante o namoro, e ensinando lições de convivência para casais evangélicos.
Em 2017, Rayza e Jefferson se divorciaram, causando espanto e revolta entre seus fãs, principalmente os cristãos, que consideravam o divórcio como um afastamento de Deus. O acontecimento rendeu, ainda, troca de farpas entre os ex-cônjuges e muitos vídeos de Rayza revelando suas dificuldades em lidar com o término e que estava sofrendo de depressão.
Em 2017, ao completar um milhão de seguidores no YouTube, Rayza Nicácio inaugurou uma parceria de merchandising com a Unilever, multinacional do ramo de cosméticos capilares. A parceria marca um salto em sua carreira de influenciadora digital, transformando-a em uma figura de alcance nacional e internacional. Tal ampliação de seus públicos foi consolidada em 2018, quando a youtuber lançou uma linha própria de produtos (shampoo, condicionador e creme de pentear) em parceria com a Seda, a Seda by Rayza.
Em 2017, Rayza Nicácio e sua equipe de produção realizaram o quadro “Quarto de Blogueira”, fortemente inspirado nos quadros de reforma/transformação comuns em programas populares de TV. O quadro teve três episódios, em que a youtuber se propõe a transformar o quarto e a casa de uma leitora do interior de São Paulo. Para financiar a reforma, Rayza mobilizou patrocinadores do ramo da engenharia, arquitetura, marcenaria, roupas de cama, vestuário e cosméticos, demonstrando seu amplo alcance e trânsito no mundo do marketing.
Públicos e valores evocados
Rayza Nicácio conquistou sua fama ao compartilhar no YouTube suas técnicas de cuidado com os cabelos cacheados, e, aos poucos, seu conteúdo passou a abranger também dicas de maquiagem e acontecimentos de sua vida pessoal. Seu conteúdo sobre estética e autoimagem é fortemente pautado pelo viés da autoaceitação e do amor próprio, valores frequentemente defendidos em seus vídeos. Rayza defende, também, a liberdade de escolha no que tange às modificações corporais como um todo, sendo, ela própria, uma mulher tatuada, com piercings, que por vezes alisa, trança e tinge o próprio cabelo.
A maioria de seus públicos têm como primeiro interesse o conteúdo que ela produz sobre cuidados com cabelos cacheados, que foi o segmento que tornou Rayza famosa e influente. Paralelamente a isso, seus seguidores também se interessam pelas dicas de moda, decoração e comportamento que Rayza aborda em seu canal, bem como no acompanhamento de acontecimentos de sua vida pessoal, como, por exemplo, a aquisição de uma casa.
Desde seu início no YouTube, a performance de Rayza Nicácio é fortemente marcada pelo cristianismo. A todo o momento a youtuber fala de Deus e de sua relação com a igreja evangélica e, por isso, grande parte de suas seguidoras são mulheres evangélicas. Sendo assim, a religiosidade aparece como uma forte característica de sua persona pública, bem como os valores da devoção e do amor divino.
Mayra Bernardes
Mestranda em Comunicação pelo PPGCOM-UFMG
Bolsista de Apoio Técnico – GRIS UFMG