Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Pelé é acessado?
Quando era atleta profissional, Pelé mantinha um grande contato com a mídia esportiva. Entretanto, atualmente o Rei prefere evitar a exposição — muito disso devido aos seus problemas de saúde. Todavia, lances e jogadas de Pelé frequentemente são relembrados pelos meios de comunicação, e sua imagem continua muito forte e presente.
Em suas redes sociais, Pelé gosta de relembrar o passado. Assim, divulga conteúdos exaltando seus feitos antigos, encontros com personalidades importantes e realiza publicidades discretas. O ex-esportista possui 4,1 milhões de seguidores no Instagram, 5,3 milhões de curtidas no Facebook, e 2,6 milhões de seguidores no Twitter.
Além disso, seu nome está atrelado ao museu de futebol existente em Santos (feito em sua homenagem), e ainda possui uma fundação de caridade que também carrega o seu apelido.
(Informações coletadas em 27/01/2020)
Acontecimentos: o que marcou sua aparição pública?
Públicos e valores evocados pelo Rei
Por ter tido uma carreira vitoriosa como jogador, Pelé atrai a atenção de grande parte dos fãs de futebol. O craque possui a admiração de muitos colegas de trabalho e é tido como inspiração para os que estão iniciando nessa profissão, sendo considerado o principal símbolo do Brasil no esporte — evocando valores como o gingado brasileiro e a cordialidade desse povo, sobretudo no exterior. Nesse sentido, o estilo saudoso que mantém em suas redes sociais contribui para o fortalecimento de sua imagem como ídolo-inspiração.
Assim, Pelé também traz a tona valores como determinação e força de vontade. Além disso, ele é um jogador símbolo de uma época em que o preconceito racial estava muito presente no futebol. Entretanto, apesar de ter confessado que sofria racismo, o Rei não levantou a bandeira antirracista enquanto jogador e ainda adota um discurso pautado na negação.