Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição
O principal campo de exposição de Paola Carosella foi o programa MasterChef Brasil, em que atuou como jurada por seis anos (2014-2020). O reality gastronômico foi líder de audiência da emissora Band, sendo a edição de 2015 o pico, com sete pontos, o que equivale a cerca de 511 mil domicílios (1 ponto = 73 mil domicílios). As temporadas do programa são disponibilizadas no YouTube, no canal “MasterChef Brasil”, que conta com 4,77 milhões de inscritos. Paola também possui um canal na plataforma, “Paola Carosella”, espaço onde publica vídeos de receitas clássicas e simples, preparadas na cozinha de casa, para 1,82 milhões de inscritos. Além disso, ensina técnicas de cozinha, concede entrevistas e discute e informa sobre ingredientes orgânicos e outros assuntos que inspiram a chef, como política e projetos sociais. Possui 5,1 milhões de seguidores em sua conta no Instagram e 1,7 milhões no Twitter. (Acesso em 11 nov. 2022.)
Acontecimentos
Públicos e Valores
Como evidenciado pela consistente trajetória da chef, Paola Carosella é uma grande defensora das causas e direitos humanos, especialmente da produção responsável e de alimentos orgânicos. Ela usa seus espaços digitais não só para ensinar, mas também para discutir e refletir sobre as bandeiras que defende, além de se posicionar politicamente. Os públicos de Paola, portanto, não se restringem aos profissionais, amadores e interessados na gastronomia, mas a todos aqueles que se espelham em suas reflexões e se identificam com as causas que defende, bem como aqueles que rejeitam, discordam e criticam as ideias da chef. A rejeição surge também em relação à própria figura de Paola, por ser uma chef mulher, bem-sucedida, empresária e que costuma fugir de reproduzir códigos e estereótipos atribuídos às figuras femininas. Além disso, parte também do fato de Carosella não ter origem brasileira, razão pela qual é constantemente criticada por opinar e influenciar o contexto social e político brasileiro. É muito comum se deparar com comentários que ordenam a chef a “voltar para a Argentina”. Mas além de naturalizada brasileira, de suas ideias e posicionamentos às suas ações humanitárias, Paola já afeta e é afetada pelo que acontece no Brasil desde sua mudança para o país. O fato de ser uma defensora da produção responsável e sustentável e dos alimentos orgânicos num país dominado pela agropecuária extensiva, com alto consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados, e com mais da metade da população em situação de insegurança alimentar ou fome, atua também como um fator para sua rejeição.
Pontos de interrogação
Em 2019, fez uma crítica aos alimentos ultraprocessados nas redes sociais, depois que uma rede de fast-food anunciou o lançamento de um hambúrguer com carne vegetariana produzida através de tecnologia 3D. A publicação repercutiu bastante devido a um debate nos comentários entre a chef e um internauta que acreditava no modelo de produção da alimentação industrializada. Durante a discussão, a argumentação usada por Paola dava a entender que o consumo de industrializados está diretamente relacionado, exclusivamente, com a obesidade. O comentário causou certo repúdio, e Paola foi atacada e acusada de gordofobia, mas logo se desculpou pela má escolha das palavras.
Enaile Almeida de Andrade, graduanda em Jornalismo (UFMG).
Beatriz Ribeiro Costa, graduanda em Jornalismo (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (CNPq).