Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Andressa Urach

Campo de exposição 

Andressa Urach pode ser encontrada em diversas redes sociais. No Instagram, a modelo acumula 2,8 milhões de seguidores e realiza postagens com frequência. No Facebook, Urach acumula 895 mil seguidores, mas suas postagens estão vinculadas ao que é publicado no Instagram e no Youtube, portanto, a rede funciona apenas como um espelho das outras plataformas. Seu canal no Youtube conta com 579 mil inscritos, ele ficou inativo por um tempo, mas atualmente já possui postagens regulares.

(Estes dados foram coletados em 08 de novembro de 2022)

Acontecimentos

  • Em 2012, é vice-campeã do Miss Bumbum Brasil.
  • Em 2013, integra o elenco da sexta edição do reality show A Fazenda, na Record TV.
  • Entre 2014 e 2015, sofreu duas experiências de quase-morte devido a infecções causadas por procedimentos estéticos.
  • Em 2015, se converte à Igreja Universal do Reino de Deus; ainda em 2015, lança sua primeira autobiografia, Morri para Viver.
  • Em 2021, é garota-propaganda do Miss Bumbum Brasil, 9 anos após a sua vitória.
  • Ainda em 2021, anuncia estar grávida de seu segundo filho com o empresário Thiago Lopes.

Público e valores evocados 

Ao longo de sua carreira, Andressa construiu dois públicos distintos: fãs de cultura pop, sendo majoritariamente pessoas que fazem parte comunidade LGBTQIA+, que a apoiaram durante o reality show “A Fazenda”, e seguidores dentro do ambiente da igreja, onde Andressa se estabeleceu como obreira e conselheira religiosa. Dessa forma, antes de se converter, sua imagem evoca valores como a beleza, a sensualidade, a valorização e objetificação do corpo feminino. Depois da conversão, ela evoca a religiosidade, o recato, além dos valores da família e da maternidade em seus posicionamentos.

Pontos de interrogação

Urach ainda se apresenta como uma figura embaçada, que não permite uma identificação clara a respeito da sua própria imagem. Isso acaba refletindo em seu público, que pode encontrar na modelo elementos de identificação e divergência ao mesmo tempo, o que resulta na impossibilidade de determinar um grupo específico com o qual Andressa se comunica.  

A grande interrogação que costura a imagem de Andressa está no ponto de tensão causado entre esses dois públicos que se situam em posições completamente distintas. Ao longo do último ano, vemos isso manifestado no constante “vai e volta” da modelo entre os dois lados, agravado por uma condição psicológica fragilizada e decorrente de anos de abandono, abuso e perseguição midiática. 

 

Autor: Carlos Eduardo Ortega da Silva, graduando em Jornalismo (UFMG).

Coautor:  Amanda Nascimento, graduanda em Relações Públicas (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (CNPq).

 

,

Biografia

Andressa de Faveri Urach nasceu em 11 de outubro de 1987 na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul.  Na época, sua mãe, que tinha apenas 14 anos, foi abandonada pelo pai de Andressa. Aos dois anos de idade, Urach  foi morar com os pais do então padrasto. 

Até os oito anos, Andressa foi vítima de abusos sexuais por parte do avô de criação. Após os abusos serem flagrados, voltou a viver com a mãe. Aos 11 anos, Urach começou a consumir diversas substâncias, inclusive ilícitas, e foi enviada para morar com o pai, que até então não conhecia, em Porto Alegre. 

Aos 18 anos, engravidou de seu então namorado, Tiago Costa, e teve seu primeiro filho, Arthur. O casal viveu junto por seis anos e se separou em 2008. Após a separação, Urach deixou o filho com Tiago e se mudou para São Paulo, na expectativa de conseguir fama e dinheiro. Na capital paulista, Andressa trabalhou como stripper e garota de programa. Posteriormente, ingressou no mundo da prostituição de luxo.  

Em 2009, realizou seus primeiros procedimentos estéticos. Já em 2011, Urach conquistou fama nacional como assistente de palco do programa Legendários, na Record TV, e dançarina do cantor Latino. Em 2012, foi vice-campeã do Miss Bumbum Brasil e, no ano seguinte, integrou o elenco da sexta temporada do reality show “A Fazenda”, ficando em 7° lugar.

Entre 2014 e 2015, a modelo trabalhou como apresentadora na Rede TV e suas afiliadas. Mas após apresentar um quadro de infecção generalizada, devido a uma rejeição de seu organismo às substâncias aplicadas em procedimentos estéticos, Andressa passou por duas experiências de coma. No começo de 2015, recuperou-se e converteu-se à Igreja Universal do Reino de Deus. Nesse período, trabalhou como repórter e apresentadora na Record TV, contando histórias de superação, e desfez todos os seus procedimentos estéticos, inclusive tatuagens. Além disso, casou-se novamente com o seu ex-marido, Tiago Costa, mas a união não durou por muito tempo. 

Após sua conversão, Andressa lançou seu primeiro livro biográfico, Morri Para Viver, vendendo mais de 1 milhão de cópias em território nacional. Em 2019, lançou sua segunda autobiografia, Desejos da Alma, que também foi um sucesso de vendas. 

Em 2020, Andressa casou-se com o empresário Thiago Lopes. No mesmo ano, revelou estar abandonando a função de obreira e rompendo com a Igreja Universal, acusando a instituição de roubar doações e realizar lavagens cerebrais. Posteriormente, foi desligada da Record TV e, desde então, voltou a trabalhar como modelo, sendo garota-propaganda do Miss Bumbum Brasil 2021. Apesar de continuar a se considerar religiosa, voltou a fazer uso de maquiagens e procedimentos estéticos, os quais antes condenava.

Em 2021, Andressa anunciou estar grávida de seu segundo filho, Leon. Desde então, Urach se separou e reatou com o marido, Thiago Lopes, diversas vezes; chegou a anunciar estar voltando à prostituição, voltou atrás e anunciou estar retornando à Igreja Universal. Em setembro do mesmo ano, a modelo foi internada em um hospital psiquiátrico após uma tentativa de suicídio, sendo liberada oito dias depois.