Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição
Por sua fama ser de origem digital, é esperado que seu maior campo de exposição se dê na mesma plataforma. Seu Instagram conta com 13,2 milhões de seguidores, sendo que as visualizações dos seus stories ultrapassam o número de 1 bilhão, segundo número divulgados pelo Instagram. Seu canal do YouTube ultrapassa os 1.3 milhões pessoas inscritas. Já no Facebook ele tem mais de 5 milhões de curtidas, e seu Twitter tem mais de 380 mil seguidores.
No entanto, sua exposição rompe os limites digitais, e o influenciador já fez algumas participações em programas e clipes, além de uma turnê nacional, que faz alargar esse campo de exposição. Além de um novo programa no Multishow protagonizado por ele, Whindersson Nunes e Tirullipa, a série “Os Roni” tem sua estreia prevista para abril deste ano.
(Informações coletadas em 09/04/2019)
Acontecimentos
Públicos e valores evocados
Grande parte do público de Carlinhos é formado por jovens e adolescentes. No entanto, Carlinhos acredita fazer humor para toda a família.
Em suas redes sociais, Carlinhos traz valores como a humildade, a superação e o amor. Continua mostrando seu cotidiano e comentando sobre sua rotina de forma engraçada e inusitada. Carlinhos usa expressões como “gente como a gente”, “se eu consegui, você consegue”, e “basta acreditar em você”. Reafirma sempre seu lugar de origem e onde está agora, e agradece a Deus por isto, sempre deixando claro que teve uma longa caminhada para chegar onde está.
Através de um grupo de youtubers, ele mostra uma forte parceria entre amigos que se ajudam na produção de entretenimento para o público, como vídeos, espetáculos, entre outros. Dessa forma, ele apresenta valores como amizade e companheirismo com os colegas de profissão. Chegaram a lançar a música “Eu vou Tu vai” no começo de 2019, além de aparições nos stories dos parceiros e vídeos no Youtube.
Devido ao noivado, Carlinhos fala bastante sobre amor e relacionamentos, acionando valores como família e matrimônio. Mesmo com o episódio homofóbico que ocorreu ao assumir sua homossexualidade – houve vídeo de retratação alegando “ignorância” em relação às palavras usadas – ele ainda atrai uma parte da comunidade LGBTQI+. Tal resultado pode ser vinculado ao estilo “gente como a gente”, muito bem empregado pelo influenciador.
Paulo Basílio
Mestrando em Comunicação na PUC-Minas
Pesquisador do Gris