Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição
O principal meio de acesso a Felipe Neto é a internet. Ele pode ser encontrado principalmente no YouTube, onde possui mais de 38,9 milhões de inscritos em seu canal pessoal, e 15,4 milhões de inscritos no que é compartilhado com seu irmão. Ele ainda participa constantemente de vídeos em outros canais, além de fazer participações especiais em programas de Tv.
No Twitter, Felipe costuma se expressar bastante, o que geralmente acaba em polêmica. Seu perfil conta com 12,1 milhões de seguidores, e frequentemente o seu nome está entre os assuntos mais comentados do Brasil. Além disso, em seu Instagram ele possui mais de 12,4 milhões de seguidores. (Informações coletadas em 17/07/2020)
Acontecimentos
No decorrer de sua trajetória pública, os conteúdos de Felipe Neto mudaram bastante. No início de sua carreira, o youtuber costumava discutir temáticas cotidianas de forma satirizada. Todavia, a partir de 2016 observa-se uma mudança em seu discurso, que passou a ser mais politizado. Atualmente, Felipe se envolve em questões políticas e costuma opinar sobre o comportamento dos governantes do país. Ele é um crítico ferrenho ao governo Bolsonaro e recentemente teve um vídeo publicado pelo jornal New York Times em que criticou a atuação de Bolsonaro e Trump frente à pandemia do Coronavírus.
Além disso, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2019, Felipe causou alvoroço ao protestar contra uma ação de Marcelo Crivella. Na ocasião, o prefeito mandou recolher uma edição de HQ que continha um beijo gay (considerado impróprio pela autoridade). Entretanto, antes da ação ser realizada, Felipe comprou e distribuiu todos os exemplares do livro. Depois do ocorrido o youtuber criticou a postura do político e posicionou-se como apoiador da causa LGBT.
Em 2019, Felipe Neto anunciou que decidiu banir a cantora mirim Melody do seu canal. O youtuber tem o costume de fazer reacts de vídeos em seu perfil, todavia explicou que os da cantora não seriam mais mostrados devido ao forte apelo sexual dos seus clipes. Em seguida, o empresário relatou que tentou dialogar com Thiago Abreu, pai da menina, que prometeu mudança mas não cumpriu. Após a polêmica na web e pressionado pelos internautas, Thiago aceitou o acompanhamento psicológico e pedagógico proposto por Felipe. A atitude do rapaz trouxe à tona a discussão da hipersexualização infantil e o uso da internet por crianças.
Em Julho de 2018 Felipe Neto teve um vídeo íntimo vazado. Na época, o youtuber afirmou que tomaria as devidas medidas judiciais para responsabilizar os responsáveis. Entretanto, ao abordar o assunto em seu canal, Felipe usou do humor e fez piadas com o ocorrido – o que surpreendeu seus fãs.
Públicos e valores evocados
Felipe Neto tem um público diverso. No início de sua carreira, o youtuber atraía o olhar de jovens e adolescentes que se identificavam com o seu humor ácido/irônico . Após a mudança em seu canal, Felipe conquistou também um público mais adulto, que compartilha dos seus posicionamentos políticos. Além disso, por influência do seu irmão, o empresário começou a atrair o olhar infantil, o que resultou no na criação de um canal destinado só para esse público, sendo este um dos maiores sucessos do YouTube.
Assim como seu discurso, os valores evocados pela figura de Felipe mudaram ao longo do tempo. Logo no início do seu canal, o jovem evocava valores conservadores e expostos através de ironia crítica. Entretanto, houve uma mudança em sua fala, aproximando-o de causas sociais. Nesse sentido, agora Felipe carrega valores como o apoio a minorias, crítica ao autoritarismo, defesa da liberdade e filantropia.
Evelly Lopes, graduanda em Publicidade e Propaganda (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GrisLab