Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Gabi Oliveira

Campo de exposição: onde é acessado? 

Gabi Oliveira se tornou conhecida por seu canal no YouTube, que conta com 666 mil inscritos. Além de seu canal principal, a influenciadora tem o canal Cozinhando com a Gabi, lançado em julho de 2021, onde ela compartilha receitas vegetarianas. Este último tem 38,4 mil inscritos. A influencer também é acessada no Instagram, onde possui 607 mil seguidores.*

Seu trabalho no podcast Afetos pode ser acessado em plataformas agregadoras de áudio como Spotify e Deezer.

*Dados coletados em 12 de dezembro de 2022.

Acontecimentos 

  • Em 2019, foi lançado o podcast Afetos, apresentado por Gabi Oliveira e pela jornalista Karina Vieira.
  • Em 2020, Gabi estrelou um comercial publicitário da marca de produtos capilares Seda, que foi ao ar em rede nacional no horário nobre da TV. O comercial, intitulado “Sonhos Incríveis Demais Para Não Serem Realizados”, mostra a história de Gabi em busca de realizar seus sonhos, desde a infância, e sua relação com o cabelo natural e o processo de empoderamento.
  • Ainda em 2020, Gabi, em parceria com a Seda, lançou o creme capilar Seda by Gabi Oliveira – Crespoforce, voltado para cabelos crespos.
  • Em cinco de agosto de 2021, Gabi estreou o canal Cozinhando com a Gabi, onde posta vídeos de receitas vegetarianas.
  • Ainda em agosto de 2021, cerca de um ano após iniciar o processo de adoção, Gabi Oliveira encontrou seus filhos pessoalmente pela primeira vez. Desde então, os irmãos Mário (9 anos) e Clara (4 anos) passaram a morar com a influenciadora.
  • Em 3 de dezembro de 2022, Gabi e Karina Vieira lançam em coautoria o livro “Cartografia dos afetos”, derivado de reflexões realizadas no podcast Afetos, apresentado pelas comunicadoras.

Públicos/valores evocados 

Gabi Oliveira ganhou evidência com a abordagem de questões raciais em seus vídeos no YouTube. Seu conteúdo abarca desde a estética negra até discussões sobre feminismo negro e temáticas raciais em geral. Por isso, a influencer mobiliza o público negro – em especial mulheres negras – e pessoas simpatizantes à causa antirracista, evocando os valores de aceitação da identidade negra, autoestima física e intelectual e autoconhecimento. Uma vez que usa sua voz para dar visibilidade à causa negra, também aciona os valores de coletividade e de busca por justiça social.
A influenciadora também compartilha seu dia a dia com seus seguidores, respondendo perguntas sobre sua vida pessoal e trocando dicas sobre a vida doméstica. Dessa forma, mostra-se acessível e íntima das pessoas que a acompanham. Uma vez que expõe seus dilemas e problemas cotidianos, Gabi vai contra a exposição de uma suposta “vida perfeita” nas redes, mostrando-se uma blogueira da vida real. A comunicadora enfatiza que o conteúdo de suas redes sociais é apenas um recorte da sua vida.
Gabi também aciona valores relacionados à maternidade, já que compartilha parte de sua rotina com os dois filhos. Aqui, também expõe a maternidade real, com suas alegrias e problemas, especialmente relacionados ao processo de adoção. A influenciadora compartilhou os trâmites da adoção desde o início, fornecendo informações sobre os procedimentos necessários e sempre destacando a importância de seguir à risca as orientações dos órgãos responsáveis. Por isso, é uma influenciadora de referência no que tange à adoção responsável.
Gabi é vegetariana e produz conteúdos de culinária sem carne. Por isso, também mobiliza o público vegano/vegetariano e simpatizantes da causa, ajudando a romper com um imaginário do vegetarianismo/veganismo como branco, elitista e inacessível.

Autora: Camila Meira, jornalista e mestranda em Comunicação Social (UFMG)

Biografia

Gabriela Oliveira nasceu em Niterói (RJ) no dia 27 de dezembro de 1991. Filha única, cresceu em uma família protestante na mesma cidade em que nasceu.

Desde cedo, a comunicadora lidou com o racismo em suas relações sociais e, portanto, sempre se reconheceu como uma mulher negra. Contudo, tomou consciência política dessa identidade após ler o livro “Tornar-se Negro”, de Neusa Santos Souza. Foi na universidade que Gabi passou a estudar sobre as relações raciais e a se interessar pelo debate acerca da negritude e do racismo.

Formou-se em Relações Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2015. Em julho do mesmo ano, a comunicadora criou o canal “DePretas” no YouTube. A ideia do canal surgiu após a comunicadora fazer seu trabalho de conclusão de curso sobre o papel das redes sociais na valorização da estética negra. Na plataforma, começou a postar vídeos relacionados à estética negra e a discussões raciais. 

Desde então, Gabi passou a crescer no YouTube, tornando-se uma das produtoras de conteúdo negras de referência no Brasil. Dois de seus vídeos impulsionaram sua imagem no espaço digital: uma resenha de base da marca de cosméticos Vult, em que a blogueira testa os tons para pele negra da nova linha da marca, em 2017, e o vídeo “Tour Pelo Meu Rosto”, de 2018, onde fala detalhadamente sobre seus traços faciais negróides e seus processos de aceitação.

Em abril de 2019, Gabi Oliveira foi convidada a palestrar sobre o papel da internet no combate ao racismo no evento ‘Brazil Conference at Harvard & MIT’, nos Estados Unidos.

Atualmente, a influenciadora produz conteúdos para o YouTube e o Instagram, além de apresentar o podcast Afetos, lançado em 2019, em parceria com a jornalista Karina Vieira.