Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde é acessado?
Gabi Oliveira se tornou conhecida por seu canal no YouTube, que conta com 666 mil inscritos. Além de seu canal principal, a influenciadora tem o canal Cozinhando com a Gabi, lançado em julho de 2021, onde ela compartilha receitas vegetarianas. Este último tem 38,4 mil inscritos. A influencer também é acessada no Instagram, onde possui 607 mil seguidores.*
Seu trabalho no podcast Afetos pode ser acessado em plataformas agregadoras de áudio como Spotify e Deezer.
*Dados coletados em 12 de dezembro de 2022.
Acontecimentos
Públicos/valores evocados
Gabi Oliveira ganhou evidência com a abordagem de questões raciais em seus vídeos no YouTube. Seu conteúdo abarca desde a estética negra até discussões sobre feminismo negro e temáticas raciais em geral. Por isso, a influencer mobiliza o público negro – em especial mulheres negras – e pessoas simpatizantes à causa antirracista, evocando os valores de aceitação da identidade negra, autoestima física e intelectual e autoconhecimento. Uma vez que usa sua voz para dar visibilidade à causa negra, também aciona os valores de coletividade e de busca por justiça social.
A influenciadora também compartilha seu dia a dia com seus seguidores, respondendo perguntas sobre sua vida pessoal e trocando dicas sobre a vida doméstica. Dessa forma, mostra-se acessível e íntima das pessoas que a acompanham. Uma vez que expõe seus dilemas e problemas cotidianos, Gabi vai contra a exposição de uma suposta “vida perfeita” nas redes, mostrando-se uma blogueira da vida real. A comunicadora enfatiza que o conteúdo de suas redes sociais é apenas um recorte da sua vida.
Gabi também aciona valores relacionados à maternidade, já que compartilha parte de sua rotina com os dois filhos. Aqui, também expõe a maternidade real, com suas alegrias e problemas, especialmente relacionados ao processo de adoção. A influenciadora compartilhou os trâmites da adoção desde o início, fornecendo informações sobre os procedimentos necessários e sempre destacando a importância de seguir à risca as orientações dos órgãos responsáveis. Por isso, é uma influenciadora de referência no que tange à adoção responsável.
Gabi é vegetariana e produz conteúdos de culinária sem carne. Por isso, também mobiliza o público vegano/vegetariano e simpatizantes da causa, ajudando a romper com um imaginário do vegetarianismo/veganismo como branco, elitista e inacessível.
Autora: Camila Meira, jornalista e mestranda em Comunicação Social (UFMG)