Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Gaules

Campo de exposição

Apesar de ter se tornado um influenciador digital, como a maioria dos famosos se torna com a atual dinâmica das redes sociais, o principal meio de acesso a Gaules é a plataforma de streaming Twitch, onde ele se mantém ativo durante a maior parte do tempo realizando o trabalho que o tornou destaque nacional. Na Twitch, por exemplo, o brasileiro é seguido por 3,7 milhões de pessoas. No Instagram e Twitter, plataformas nas quais ele realiza postagens regularmente, Gaules reúne, respectivamente, 1,8 milhão e 1,026 milhão de seguidores. 11/11/2022

Acontecimentos

  • Conquistas enquanto jogador

Enquanto jogador de Counter-Strike, Gaules foi campeão das seguintes competições: Virtual Space Championship (2003); LatinCup (2004); CPL Brazil (2006).

  • Conquistas enquanto treinador

Enquanto treinador de Counter-Strike, Gaules foi campeão das seguintes competições: DreamHack Winter (2007); GameGune (2008). Ainda em 2008, se aposentou das competições e foi trabalhar na Samsung.

  • Empresas

Depois de um período trabalhando na Samsung, Gaules abriu uma produtora de vídeo para ajudar times de esportes eletrônicos e outras marcas. Em 2011, iniciou a Seleção Brasileira de Games (SBG) que ajudou as equipes a se profissionalizarem através do marketing. Com o crescimento do cenário, Gaules abriu a agência X5 e a Mega Arena X5.

  • Início na Twitch

Em 2018, com seus 34 anos, Gaules abriu um canal na plataforma de transmissões online, Twitch. Começou por baixo, com poucas visualizações e sem parcerias, mas com o pouco que recebia tentava garantir sua subsistência. Em poucos meses, Gaules começou a crescer e formar uma comunidade em suas transmissões, inclusive conseguiu o direito de transmitir diversos campeonatos de Counter-Strike.

  • Recorde nacional de visualizações simultâneas 

Na final da “Blast Premier Spring”, campeonato de “Counter-Strike: Global Offensive”, disputado entre MIBR e Evil Geniuses, o Gaules superou seu próprio recorde do maior número de visualizações simultâneas na Twitch do Brasil. Nesse dia, a transmissão teve pico de 393 mil visualizações ao mesmo tempo.   

  • Recorde nacional de inscritos na Twitch

Em novembro de 2021, Gaules superou seu próprio recorde e atingiu a marca de mais de 70 mil inscritos em seu canal na Twitch. Foi a primeira vez que um canal brasileiro atingiu essa marca, sendo também o terceiro a nível mundial a realizar tal feito. 

  • Transmissão da NBA

Em maio de 2021, o canal de Gaules na Twitch se tornou o primeiro no mundo a ter direitos de transmissão de partidas oficiais da NBA – a liga americana de basquete, a mais popular da modalidade. As transmissões começaram cobrindo a fase de “mata-mata” da competição, da temporada 2020/21. Atualmente, ele segue cobrindo o esporte, em parceria com a marca de cerveja Budweiser. O basquete marca a expansão do Gaules para fora do mundo dos esportes eletrônicos.

  • Transmissão de Fórmula 1 

Gaules transmitiu em seu canal na Twitch os eventos de sábado e domingo da “Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021”, realizado no autódromo de interlagos. A transmissão marcou a primeira vez que uma corrida de Fórmula 1, principal categoria do esporte automotivo, foi transmitida gratuitamente pela internet. A stream chegou a bater 100 mil espectadores simultâneos.

  • Primeiro produto

Em parceria com a gigante do mundo dos games Razer, Gaules lançou seu primeiro acessório voltado ao seu público, um mousepad. Vendido exclusivamente pela loja de comércio eletrônico, KaBuM!, em menos de 12 horas do lançamento o produto já estava esgotado.

  • The Game Awards e outras premiações

No dia 16 de novembro de 2021, Gaules foi indicado para o The Game Awards – O Oscar do videogame – na categoria “Criador de Conteúdo do Ano” (a premiação acontece dia 09 de dezembro). O streamer já possui alguns prêmios no meio, como o Prêmio eSports Brasil 2020 quando foi o vencedor das categorias “Personalidade do Ano” e “Melhor Streamer do Ano”.

Públicos e valores

Não existem dados públicos sobre questões étnico-sociais, etárias ou outros detalhes da audiência do Gaules. Apesar disso, por meio das redes sociais, a impressão é que seu público é predominantemente do sexo masculino. 

Entre os fãs, é ainda possível notar uma heterogeneidade: existem pessoas que gostam do Gaules como “personagem”, mas não necessariamente do conteúdo que ele aborda; outros que assistem por ser o principal canal de cobertura de Counter-Strike: Global Offensive nacionalmente; ainda há os que consomem a stream para interagir com a própria comunidade via chat. 

O próprio streamer comenta a existência de diferentes faixas etárias em sua audiência, quando cunha os termos “Toddynhos” e “Toddynhões”, que dizem respeito, respectivamente, ao público infantil e ao público adulto, geralmente discernidos pelo seu tipo de humor. 

Por sua vez, os valores evocados pela figura do Gaules são claros. Os principais, propagados por ele diariamente e base da sua história de vida, são os ideais de resiliência e superação, de jamais desistir e superar as adversidades que a vida lhe impõe. Ele pode ser percebido por meio das interações com o chat da sua audiência, quando o streamer recebe diversas mensagens sobre situações difíceis pelas quais passam seus fãs, as quais ela responde em tom incentivador, contando alguma passagem da sua experiência muitas vezes para servir de exemplo de resistência aos baques da vida. 

Bem próximo à resiliência está o otimismo, que acompanha suas mensagens incentivadoras geralmente prevendo a “mudança da maré”, a melhora nas situações de vida de seus interlocutores. Porém, esse valor também é notado com frequência em situações menos sérias. O Gau, como é chamado pela parcela da comunidade mais próxima a ele, é daquelas pessoas que costumam ver o lado bom das coisas, o “copo meio cheio”. Um exemplo clássico é quando os times que ele torce nas modalidades de esportes eletrônicos perdem e ele sempre afaga a derrota com frases do tipo “vencedor moral” ou valoriza a experiência como aprendizado para jogos futuros. 

Por fim, outra base importantíssima dos valores incentivados por Gaules é a solidariedade. Ele é conhecido nacionalmente pelos atos de solidariedade e ajuda ao próximo que pratica e incentiva com frequência em suas streams. Prova da força desse ideal é o lema repetido por ele e seus fãs que diz “a tribo ajuda a tribo”. Nesse contexto, a “tribo” é o título dado ao conjunto de seus seguidores que compartilham entre si a ideia de auxiliar uns aos outros.

Pontos de interrogação

Apesar de ser uma personalidade que se mostra preocupado com a desigualdade social brasileira e outras questões como a saúde mental, banalizada por outros famosos, Gaules declarou ter votado em 2018 no então candidato à presidência Jair Bolsonaro, político ligado à extrema direita

Gaules, por diversas vezes, saiu em defesa da Twitch, empresa que chama de “parceira”, em momentos em que a plataforma foi criticada pelos seus usuários. Dentro do contexto de algumas discussões, suas falas foram interpretadas como defesa injusta da elite e pouco empáticas com os streamers menores que tentam crescer no meio. A empresa, que faz parte da bilionária Amazon, recentemente, promoveu algumas mudanças que prejudicaram o pequeno streamer, principalmente no mecanismo de inscrição, o que cortou o faturamento de muitas pessoas pela metade.

Bruno Henrique Nogueira Gomes e Filipe Guedes Guimaraes, graduandos em Jornalismo (UFMG).

Beatriz Ribeiro Costa, graduanda em Jornalismo (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (CNPq).

Biografia

Alexandre Borba Chiqueta, conhecido pelo apelido “Gaules”, nasceu em 2 de dezembro de 1983, na cidade de São Paulo (SP). Gaules se envolve com o cenário dos e-sports, mais propriamente com as diferentes versões do jogo Counter-Strike (CS), desde seus 14 anos. 

No início, sua meta era ingressar para o time da lan house Monkey Tatuapé, feito realizado em 2001, quando Gaules viajou com o time principal da Monkey para a primeira seletiva da Cyberathlete Professional League (CPL) no Brasil. Na ocasião, ele substituiu um jogador que estava em baixa e acabou se fixando como titular. Mas, ainda nesse mesmo ano, com a decisão da Monkey de montar uma seleção nacional na categoria, Gaules se viu obrigado a montar seu próprio time e fundou o G3nerationX (G3X), onde era líder dentro e fora dos servidores.

O G3X conseguiu êxito e visibilidade nacional. O time venceu diversos campeonatos e chegou a disputar torneios internacionais importantes como o World Cyber Games (WCG). No entanto, o time sofreu quedas a partir de 2003, quando alguns jogadores decidiram deixar a organização, e perdeu também o importante patrocínio da Intel em 2006.

A solução para a carreira profissional no jogo foi juntar com o arquirrival, o Made in Brazil (MiBR). Então, em 2007, liderados pelo Gaules, o time do G3X se transferiu para o MiBR, onde o atual streamer conquistou a elite do Counter-Strike mundial. À época, ele atuou como treinador do MiBR, já que - como líder - cedeu sua vaga no time para um jogador que considerava muito talentoso.

Em 2008, Gaules conseguiu um estágio na área de marketing da Samsung e decidiu se aposentar das competições. Na empresa, o agora ex-jogador conseguiu ser contratado antes mesmo de se formar e continuou envolvido com o esporte eletrônico. À época, ele colaborou para aproximar a empresa do cenário competitivo.

No entanto, ao acompanhar uma equipe brasileira na WCG 2010, convidado pela Samsung, viu que, em termos de estrutura e organização, o Brasil estava ficando obsoleto nos e-sports. Assim, Gaules retornou ao ramo empresarial e abriu a Agência X5 e a Mega Arena X5, que durante anos promoveu eventos e campeonatos, ajudando a profissionalizar os times do país.

Porém, em 2017, enquanto empresário, Alexandre encontrou diversas dificuldades em seu negócio e chegou a vender seus empreendimentos. O dinheiro foi usado em outros investimentos, porém nenhum avançou e Gaules se viu sem nada, falido. As dificuldades o levaram a um quadro severo de depressão que culminou em uma tentativa de suicídio. Gaules pediu socorro a antigos amigos - do auge da sua carreira nos games - que lhe deram suporte durante essa fase complicada. Alugou um apartamento e, com um computador e webcam, começou a se reerguer.

Fazendo transmissões ao vivo na plataforma Twitch, ele se consolidou como streamer e formou uma comunidade, a “Tribo Gaulesa”. As pessoas passaram a se reunir em seu canal para escutar seus comentários descontraídos sobre os principais campeonatos de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), e rapidamente seus seguidores aumentaram, fazendo com que ele rompesse a bolha dos jogos eletrônicos.