Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Jout Jout

Campo de exposição

Como pode-se esperar, o meio mais fácil de acessar a personalidade JoutJout é através das redes sociais.  No YouTube, a influencer possui mais de 2,2 milhões de inscritos e uma audiência fixa que a acompanha semanalmente, gerando mais de 100 mil visualizações a cada vídeo. Já no Instagram, ela possui mais de 1,3 milhões de seguidores.  Além disso, a jovem também é frequentemente encontrada em campanhas publicitárias e comerciais digitais. Em junho de 2018, ganhou um quadro no programa “Saia Justa”, da GNT.

(Informações coletadas em 27/07/2019)

Acontecimentos

  • O vídeo “Não Tira o Batom Vermelho”  se tornou um dos principais envios do  perfil “Jout Jout Prazer “ e atingiu milhões de visualizações em pouco tempo, fazendo com que o canal crescesse exponencialmente . Devido ao sucesso do vídeo, Júlia foi convidada para participar de diversos programas de TV e rodas de debate – o que abriu espaço para o debate a respeito do feminismo nesses veículos comunicacionais. 
  • No início de sua carreira como youtuber, JoutJout enfrentou uma polêmica a respeito da identidade do seu ex-namorado Caio Franco, que também é o produtor audiovisual do canal. Na ocasião, ele participava frequentemente dos vídeos de Júlia, entretanto nunca em frente às câmeras. Assim, surgiu um debate a respeito de como seria a fisionomia do rapaz, e principalmente, qual seria sua cor. Tal situação expôs um lado racista da internet, e levantou discussões a respeito do tema. No fim, Júlia apresentou Caio em seu canal no vídeo “Caião quer conversar”, e abriu espaço para ele comentar a respeito do ocorrido. Além disso, na gravação Caio discute questões como racismo e colorismo e convida os fãs do canal a se aprofundarem mais no tema.
  • Em 2016 JoutJout e Caio surpreenderam a internet ao anunciarem o término do namoro. Entretanto, o ex-casal seguiu trabalhando juntos – o que gerou um grande debate na web. Além disso, Júlia revelou que o relacionamento era aberto, aumentando ainda mais as polêmicas em torno do casal.
  • Recentemente, Jout Jout fez um livro virar febre entre os brasileiros. Isso porque a YouTuber lançou um vídeo (que logo viralizou), onde realizava a leitura da  narrativa “A Parte que Falta”, escrito por Shel Silverstein, e apresentava suas reflexões a respeito da história. Devido ao grande sucesso do vídeo, dias depois o exemplar se tornou o livro mais vendido da Amazon Brasil, ficando no topo da lista por semanas.

Públicos e valores evocados

Com uma linguagem descontraída e vídeos dinâmicos, JoutJout atrai um público jovem e adolescente. Isso porque em seu canal, a youtuber discute temáticas que são consideradas tabus de um jeito leve e espontâneo, o que contribui para gerar empatia e identificação com essa camada. 

Além disso, JoutJout evoca valores voltados para questões sociais. Frequentemente em seu canal e nas redes digitais ela aborda questões como feminismo, racismo, homofobia, gordofobia e outras temáticas que ainda são censuradas na sociedade. Entretanto,  o modo como Júlia apresenta tais assuntos contribui para a quebra dessa barreira, o que faz com que seu conteúdo também assuma um caráter educativo. Por possuir tais ideologias, JoutJout se posicionou contra as propostas do atual governo, apesar de não se associar a nenhum partido específico. 

A youtuber ainda chama a atenção por sua aparência nos vídeos, geralmente sem maquiagem e com roupas “comuns” (às vezes, até pijama!). Isso vai na contramão dos padrões de vlogueiras que se encontram na internet, pois além de discutir assuntos cotidianos, Júlia também mostra que é “gente como a gente” ao aparecer sem uma produção muito específica o que pode ser considerado como um diferencial em seu canal.

Evelly Lopes
Graduanda em Publicidade e Propaganda na UFMG
Bolsista de Iniciação Científica pelo GrisLab

Biografia

Júlia Tolezano da Veiga Faria nasceu em 14 de março de 1991, em Niterói - Rio de Janeiro. Ela se formou em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), entretanto não exerce essa profissão atualmente.

Sua primeira aparição na internet foi em 2014, no vídeo “Expressão Máxima do Desconforto”. Nele, JoutJout mostra sua timidez frente às câmeras e não introduz diálogo com o público. Inicialmente, o canal “Jout Jout Prazer” foi criado com o intúito de ser um espaço para trabalhar problemas pessoais (como a aceitação de críticas e sua insegurança), entretanto em pouco tempo ele viralizou. 

Assim, em fevereiro de 2015, a youtuber produziu seu primeiro viral, chamado “Não Tira o Batom Vermelho”- chegando a atingir mais de 3 milhões de visualizações. A partir disso, Júlia ganhou mais destaque no cenário dos influenciadores digitais. Em 2016, ela chegou a entrar na retrospectiva produzida pelo próprio YouTube (em que a plataforma elege os acontecimentos e vídeos mais marcantes do ano).

Também no mesmo ano, a jornalista lançou o livro “Ta Todo Mundo Mal: O Livro das Crises” e participou da 24ª edição da Bienal do Livro, em São Paulo. Sua obra chegou a entrar na lista dos best-sellers mais vendidos do país, e gerou mais de 30 mil cópias em sua primeira tiragem.