Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição
Como pode-se esperar, o meio mais fácil de acessar a personalidade JoutJout é através das redes sociais. No YouTube, a influencer possui mais de 2,2 milhões de inscritos e uma audiência fixa que a acompanha semanalmente, gerando mais de 100 mil visualizações a cada vídeo. Já no Instagram, ela possui mais de 1,3 milhões de seguidores. Além disso, a jovem também é frequentemente encontrada em campanhas publicitárias e comerciais digitais. Em junho de 2018, ganhou um quadro no programa “Saia Justa”, da GNT.
(Informações coletadas em 27/07/2019)
Acontecimentos
Públicos e valores evocados
Com uma linguagem descontraída e vídeos dinâmicos, JoutJout atrai um público jovem e adolescente. Isso porque em seu canal, a youtuber discute temáticas que são consideradas tabus de um jeito leve e espontâneo, o que contribui para gerar empatia e identificação com essa camada.
Além disso, JoutJout evoca valores voltados para questões sociais. Frequentemente em seu canal e nas redes digitais ela aborda questões como feminismo, racismo, homofobia, gordofobia e outras temáticas que ainda são censuradas na sociedade. Entretanto, o modo como Júlia apresenta tais assuntos contribui para a quebra dessa barreira, o que faz com que seu conteúdo também assuma um caráter educativo. Por possuir tais ideologias, JoutJout se posicionou contra as propostas do atual governo, apesar de não se associar a nenhum partido específico.
A youtuber ainda chama a atenção por sua aparência nos vídeos, geralmente sem maquiagem e com roupas “comuns” (às vezes, até pijama!). Isso vai na contramão dos padrões de vlogueiras que se encontram na internet, pois além de discutir assuntos cotidianos, Júlia também mostra que é “gente como a gente” ao aparecer sem uma produção muito específica – o que pode ser considerado como um diferencial em seu canal.
Evelly Lopes
Graduanda em Publicidade e Propaganda na UFMG
Bolsista de Iniciação Científica pelo GrisLab