Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Campo de exposição: onde Lula é acessado?
Lula é uma figura com grande visibilidade em todos os meios de comunicação.
Muitas pesquisas realizadas ao longo de seu governo e após seu mandato mostram seus altos índices de popularidade. Em março de 2010, uma pesquisa do Datafolha mostrou que a popularidade de Lula atingiu seu melhor valor desde 2003 – 76% dos pesquisados apontaram o governo como ótimo ou bom.
Todos os sites de notícia do Brasil e grandes portais internacionais trazem informações sobre Lula nos momentos em que algum acontecimento marcante emerge. Além disso, as emissoras de TV também dão ampla cobertura aos fatos ligados a ele.
Nas redes sociais, o perfil oficial de Lula no Facebook possui 3.422.099 seguidores. Já no Twitter, são 324 mil seguidores e no Instagram 232 mil. No Youtube, o canal do Instituto Lula conta com 9.859 inscritos. Além desses perfis, Lula também possui um site oficial no endereço www.lula.com.br.
Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Lula
Público e valores que Lula evoca
Os públicos e valores evocados pelo ex-presidente são muito diversos. Hoje, existe no Brasil uma polarização em relação à figura de Lula. Ele convoca tanto as pessoas que se posicionam politicamente à esquerda, apoiando (mesmo com críticas) seu programa social, quanto as pessoas politicamente à direita, que se opõem arduamente ao que Lula defende e representa. Seu nome tem repercussão internacional; foi homenageado em vários países, e suscita apoio de distintas personalidades – como o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, o presidente boliviano Evo Morales, o líder da esquerda francesa Jean-Luc Mélenchon e o linguista norte-americano Noam Chomsky.
Para o bem ou para o mal (para seus apoiadores e detratores), a imagem de Lula está ligada a valores sociais. De forma sintética, podemos dizer que Lula representa para muitos a luta contra a pobreza, a defesa da igualdade social e dos direitos democráticos. A origem social de Lula evoca ainda humildade e simplicidade. É visto também como dotado de grande carisma e capacidade de liderança. Seus críticos da esquerda questionam as limitações e a implementação incompleta de seu programa social; os críticos de direita questionam sua origem de classe e sua vinculação aos trabalhadores. Suscita ainda um forte preconceito de classe, referindo-se a seus hábitos pouco refinados, baixa formação intelectual e cultural. Além disso, para quem desaprova a figura de Lula, é associado com a questão da corrupção e da desonestidade no meio político.
Maíra Lobato
Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFMG