Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.
Acontecimentos
Públicos e valores
Ao longo de sua carreira como jogador profissional, Ronaldo despertou a atenção de públicos interessados pelo esporte e pela seleção brasileira. Sua imagem foi associada a valores como a superação, a determinação, a persistência, a coragem para enfrentar os obstáculos e superá-los. O respeito, a solidariedade e a generosidade são valores destacados em sua postura dentro de campo – e também nas causas humanitárias que defende.
Sua vida amorosa também desperta o interesse das pessoas, dada a exposição da intimidade que é marca de sua imagem. Sua trajetória afetiva exibe o machismo e o ideal de masculinidade heteronormativo, em que emerge uma polarização entre o ídolo (mulherengo, conquistador) e a bela mulher (interesseira, “maria-chuteira”). O fato de Ronaldo ser mulherengo quase não é criticado; a crítica incide mais sobre a mulher, vista como objeto, como aproveitadora, como apenas interessada na riqueza do jogador – como aconteceu no casamento com Daniella Cicarelli. Esse ideal de masculinidade também pode ser apreendido no episódio das travestis: o jogador enfatizou sua orientação heterossexual (reforçando esse ideal), mas manifestou respeito em relação às travestis e àqueles cuja orientação sexual é homoafetiva. Entretanto, no modo como o caso foi tratado e avaliado pela mídia e pelo público, pode-se perceber o preconceito e a intolerância, sobretudo, em relação às travestis — um lugar social muito estigmatizado em nossa sociedade.
Nos últimos anos, Ronaldo vem buscando associar sua imagem à luta antirracista: sua imagem no perfil do Instagram afirma “No to Racism”. Há post denunciando casos no futebol internacional e pedindo o fim da violência e o fim desse crime.
Interrogações
O posicionamento político de Ronaldo gera controvérsias: apoiador da candidatura de Aécio Neves, em 2014, foi cobrado a se manifestar quando o nome do amigo esteve envolvido em denúncias de corrupção. Sua imagem também já esteve associada à gordofobia e à estigmatização do corpo gordo: em 2012, participou do quadro Medida Certa, no Fantástico, em que celebridades se submetiam à rotina de exercícios e dieta para perda de peso. Outra questão controversa em sua trajetória é a negritude: apesar de denunciar o racismo em suas redes e de seu pai ter sido vítima desse crime em 2015, ele não se autodeclara publicamente como um homem negro.
Campo de exposição:
A conta do Instagram do jogador possui 21,1 milhões de seguidores, enquanto sua conta no Twitter tem 856,3 mil seguidores. Já seu perfil no Facebook possui mais de 15 milhões de curtidas.
Dados coletados em 20 de janeiro de 2022.
Paula Simões, coordenadora do GRIS/UFMG e professora do PPGCOM/UFMG.