Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Whindersson Nunes

Campo de exposição: onde Whindersson é acessado?

Whindersson é acessado predominantemente pelo seu canal no YouTube,  que reúne cerca de 32 milhões de inscritos e conta com atualizações semanais. O número de visualizações dos vídeos do canal ultrapassam 2,66 bilhões. Seu perfil no Instagram possui 25,5 milhões de seguidores e suas postagens apresentam alto grau de engajamento do público (quase todas têm mais de 500 mil likes e mil comentários). Ele também pode ser acessado pelo perfil no Twitter, que possui 9,7 milhões de seguidores, e por meio dos perfis dos fãs clubes, que estão no Facebook, no Instagram e em blogs e sites próprios.

(Dados coletados em 06/11/18)

 

Acontecimentos: o que tem marcado a trajetória pública de Whindersson

  • 2016 foi um marco na carreira de Whindersson – nesse ano seu canal se tornou o mais seguido entre os brasileiros, atingindo um total de quase 13 milhões de inscritos (volume que superou o canal do grupo Porta dos Fundos, que, na época, ostentava o primeiro lugar em número de seguidores). No mesmo ano, ele foi contratado para ser o garoto propaganda do Bob’s, para uma campanha publicitária nacional, que chamou a atenção do público por declarar guerra ao McDonald’s. O acontecimento foi um catalisador para a imagem de Whindersson.
  • Em 2017, o estudo “Os Influenciadores – quem brilha na tela dos brasileiros”, realizado pela Provokers para o Google e Meio e Mensagem, apontou que Whindersson era a personalidade mais influente do Brasil entre pessoas de 14 a 34 anos.
  • Em novembro de 2017, Whindersson lotou o Forum Kentish Town, em Londres, com seu show de stand up, e precisou abrir sessões extras em Paris.
  • Com a visibilidade internacional, o youtuber passou a ser apontado como um comediante “cuidadoso” e preocupado em não gerar polêmicas. Veículos afirmaram que ele apresentava um humor inocente, elaborado para não causar nenhum tipo de ofensa e evitar “certos assuntos” que tocam as minorias. No entanto, em 2018, Whindersson se envolveu em duas controvérsias: a primeira, em maio, quando alguns usuários relembraram um vídeo postado em 2014, em que ele faz uma piada sobre estupro; e a segunda, no programa do Luciano Huck, quando ironizou a linguagem de Libras. Nas duas ocasiões, o youtuber se desculpou publicamente.
  • Desde que namoram, Whindersson e Luisa Sonza são retratados na mídia como um dos casais mais famosos do Brasil. Por isso, a cerimônia de casamento foi noticiada como um grande acontecimento midiático.

 

Públicos e valores que Whindersson evoca

Além do humor, Whindersson é conhecido pelo carisma e pela bondade. Recorrentemente ele relembra o passado humilde e as dificuldades que superou com persistência e honestidade, e essas falas impactam diretamente a imagem construída pela opinião pública. Valores como humildade, honestidade e empatia são compartilhados entre o discurso do próprio youtuber e os comentários de reconhecimento dos fãs.

O público do comediante é extenso e diverso (visto o volume de seus seguidores), mas parece estar mais localizado entre jovens de 14 a 34 anos, que o indicaram como a personalidade mais influente do Brasil. Os atributos mais valorizados pelos entrevistados foram originalidade, senso de humor, autenticidade e inteligência; e são esses aspectos que parecem sustentar a fama de Whindersson.

Fernanda Medeiros
Doutoranda em Comunicação pela UFMG

Biografia

Whindersson Nunes Batista cresceu em  Bom Jesus, no interior do Piauí, junto com seus três irmãos e seus pais, Valdenice Nunes e Hildebrando Souza Batista. Aos 15 anos, ainda estudante, criou um canal despretensioso no YouTube, onde postava vídeos com paródias e opiniões sobre filmes, sem planos de visibilidade. Em 2012, divulgou uma paródia em seu canal, intitulada “Alô, Vó, tô reprovado”; uma produção visivelmente amadora, que aborda a vida escolar de um adolescente comum. Ele fez a postagem e dormiu, como fazia normalmente. Só que dessa vez, quando acordou, seu vídeo tinha milhares de visualizações e compartilhamentos, inclusive por parte de figuras famosas e sites reconhecidos em todo o país. Em uma semana, o sucesso já tinha viralizado e somava mais de cinco milhões de visualizações.

Inaugurada sua rota para fama, Whindersson foi morar em Teresina, em um bairro da zona norte, dividindo a casa com um amigo, que também tentava a vida no YouTube. O canal cresceu rapidamente e as postagens começaram a ter periodicidade e cada vez mais espectadores. No entanto, em janeiro de 2013, a conta foi hackeada quando contava com promissores 30 mil inscritos. Mas ele não desanimou.

Abriu um novo canal e passou a se empenhar ainda mais na conquista de novos seguidores, buscando dialogar e compreender o que eles mais gostavam de assistir. Deu certo: hoje o perfil já conta com mais de 30 milhões de inscritos e bilhões de visualizações. Sua marca é o humor e seus conteúdos possuem uma linguagem própria, que exibe parte da intimidade do youtuber por meio dos cenários (ambientes domésticos, privados), dos convidados (que geralmente aparecem nos vídeos semanais) e do sotaque nordestino.

Esse estilo fez tanto sucesso que extrapolou os ambientes virtuais e logo Whindersson começou a ser convidado para campanhas publicitárias, participações em programas de TV e outros eventos culturais (em 2017, ele se apresentou até no Rock in Rio). Como ator, ele participou dos filmes “Os Penetras 2” e “Internet – O Filme”, junto com outros youtubers famosos.

A linguagem, aprovada pelo público, também faz parte dos shows de Stand Up Comedy que Whindersson faz no Brasil e no exterior. Ele começou em 2013, com o espetáculo “Standapiando”, conquistou mais de 100 mil espectadores em 2014, e, entre 2015 e 2016, chegou a fazer até seis sessões por dia com o show “Marmininu”, apresentando esquetes sobre a infância, os conflitos com a mãe e os desafios de um garoto do interior do nordeste ganhando a liberdade. Em 2017 ele saiu em turnê com a apresentação “Proparoxítona”, exibida até em Portugal. Atualmente ele está em cartaz com o show “Eita, casei”, onde faz piadas sobre cenas cotidianas da vida de casado e conta detalhes do processo do casamento dele com a cantora Luisa Sonza, que também é influenciadora digital.

Os dois se conheceram no Instagram, em 2016, e formalizaram a união no início de 2018, em uma mega cerimônia que reuniu diversos famosos da internet e dos meios de massa.