Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Anitta

 

Campo de exposição: onde Anitta é acessada?

O canal do Youtube da cantora, existente desde 2 de novembro de 2011, tem mais de 7,7 milhões de inscritos e acumula um total de 2.320.879.534 visualizações.

Sua conta no Instagram tem cerca de 26,2 milhões de seguidores, sendo a terceira brasileira mais seguida do Brasil e a 57ª mais seguida no mundo.

Seu perfil no Facebook possui mais de 13 milhões de curtidas e sua conta do Twitter possui cerca de 6,5 milhões de seguidores.

Na plataforma de streaming Spotify, Anitta possui cerca de 19,6 milhões de ouvintes mensais.

(Informações coletadas em 08/02/18)

 

Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Anitta

  • Anitta tem despertado a atenção da mídia nos últimos tempos pelo fato de estar investindo em sua carreira internacional. A cantora fez colaborações musicais com importantes nomes do cenário musical internacional, tais como a rapper americana Iggy Azealia, o grupo de música eletrônica Major Lazer, os cantores colombianos Maluma e J Balvin, o DJ sueco Alesso e o cantor americano Maejor. Anitta está expandindo seu público através destas colaborações e do lançamento de músicas em espanhol e inglês. Seu alcance internacional tem sido o mais notável entre cantores nacionais até então.
  • Outro acontecimento recentemente comentado tem sido o casamento da cantora com o empresário Thiago Magalhães. O casal realizou uma cerimônia simples com um líder religioso indígena na Amazônia e assinou um contrato de união estável, porém foram discretos em relação ao assunto e não divulgaram muitas informações.
  • A última estratégia comercial de Anitta, o Projeto Xeque-Mate/CheckMate, despertou a atenção da mídia e dos fãs. O projeto consistiu no lançamento de uma música com videoclipe por mês, iniciando-se em setembro com a canção Will I See You e encerrando em dezembro com Vai Malandra. Como parte da estratégia do projeto, foram lançadas músicas em diferentes idiomas (inglês, espanhol e português).

 

Público e valores que Anitta evoca

Anitta possui forte adesão do público LGBT. A cantora, inclusive, criou um evento especialmente voltado para este público (a festa Combatchy), e fez uma curta aparição na Parada LGBT de São Paulo em 2017. Apoia publicamente a liberdade e o respeito a qualquer orientação sexual e é considerada uma das divas do público gay.

Apesar de suscitar controvérsias em relação ao assunto – recebendo críticas de militantes e simpatizantes da causa feminista -, a cantora também apoia a causa e trata de questões como o empoderamento feminino; suas músicas e declarações expressam uma postura de mulher independente e decidida, que não aceita ser subordinada aos homens.

O público infantil também é um dos alvos da cantora. Todos os anos, no mês de outubro, realiza a mini turnê Show das Poderosinhas, em homenagem ao Dia das Crianças. Também tem projetos de lançar um DVD infantil voltado para crianças de até quatro anos de idade.

Apesar de ter voltado mais sua carreira para a música pop, Anitta surgiu no cenário do funk e sempre se remete às suas raízes periféricas, demonstrando orgulho de seus trabalhos iniciais e de suas origens. Dessa forma, obtém seguidores da periferia e procura agradar também aos fãs do funk, aos quais era inteiramente voltada no início da carreira.  Seu último lançamento, inclusive, a música Vai Malandra, é um retorno ao funk, que permaneceu por semanas como a música mais ouvida no Brasil pela plataforma Spotify. A canção é um de seus maiores sucessos atualmente e foi interpretada até mesmo por baterias de carnaval em 2018. O figurino usado pela cantora no videoclipe (um biquíni feito de fita isolante) foi inspiração para a fantasia de muitos foliões no último carnaval.

Biografia

Larissa de Macedo Machado, mais conhecida por seu nome artístico Anitta, nasceu no dia 30 de março de 1993 na cidade do Rio de Janeiro. Seus pais, a ex-costureira Miriam Macedo e o vendedor Mauro Machado, divorciaram-se quando a cantora ainda era pequena. Começou a cantar aos 8 anos de idade no coral da Igreja de Santa Luzia, localizada no bairro Honório Gurgel, na zona norte carioca, onde foi criada.        

Quando Anitta tinha 11 anos, a empresa de seu pai foi à falência e, com isso, não pôde mais arcar com seus estudos particulares. Passou então a estudar na Escola Municipal Itatiaia. Aos 16 anos, Anitta concluiu o curso técnico em Administração feito em uma escola técnica na Tijuca e começou a fazer estágio na mineradora Vale do Rio Doce.

Nesse período, a cantora começou a postar vídeos no Youtube fazendo covers de canções de vários cantores. Foi através destes vídeos que foi descoberta por um produtor que investiu em sua carreira, levando-a para o Furacão 2000, a mais famosa produtora de funk carioca. Lá ela deu seus primeiros passos como cantora profissional, alcançando certo grau de sucesso no Rio de Janeiro com o gênero musical funk melody. Seu nome artístico foi inspirado na minissérie “Presença de Anita”, da Rede Globo. Desde o início, as músicas da cantora assumem um discurso de mulher decidida e dominadora.

Com sua repercussão no cenário carioca, Anitta assinou contrato com a gravadora Warner Music em janeiro de 2013, lançando seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Anitta”. A música “Meiga e Abusada”, que faz parte do álbum, entrou no top 10 das músicas mais pedidas nas rádios no início de 2013. Já “Show das Poderosas”, sua segunda canção de trabalho, tornou-se a terceira música mais executada nas rádios do país naquele ano. Com isso, Anitta se torna conhecida em todo o Brasil.

Após o álbum “Anitta”, ainda foram lançados “Ritmo Perfeito” e “Meu Lugar” (DVD e álbum digital), em 2014, “Bang”, em 2015, e o projeto Xeque Mate, em 2017, consolidando a cantora no cenário musical brasileiro e iniciando-a no show business internacional.