Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Fátima Bernardes

 

Campo de exposição: onde Fátima é acessada?

O principal canal pelo qual as pessoas acompanham Fátima Bernardes é a TV. Seu programa na Rede Globo é exibido de segunda a sexta-feira. Atualmente, a emissora também investe na internet e nas plataformas móveis, disponibilizando os programas no site e no aplicativo Globoplay. A apresentadora também possui uma página no site Gshow com diversas informações sobre ela. Seu perfil no Instagram tem 5,8 milhões de seguidores e sua conta no Twitter possui 2,4 milhões de seguidores. Já as páginas encontradas no Facebook sobre Fátima Bernardes não são perfis oficiais mantidos pela apresentadora.

 

Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Fátima

Podemos apontar a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional em 2011 e sua separação do jornalista William Bonner em 2016 como importantes acontecimentos que marcaram sua carreira.

  • O anúncio de que Fátima Bernardes sairia do Jornal Nacional foi amplamente noticiado, tanto pelos veículos da emissora, quanto por outros veículos de notícia. A repercussão nas redes sociais também foi grande. Postagens no Facebook e no Twitter comentavam sobre o assunto na época. Este acontecimento afetou diferentes públicos que se movimentaram no sentido de tentar compreender porque apresentadora estava deixando a bancada. Diferentes sentidos emergiram naquele momento; muitos relacionavam o acontecimento com uma possível crise em seu casamento ou com uma separação do casal, outros atribuíam a justificativa à dificuldade em conciliar a rotina pesado do trabalho de jornalista com o papel de mãe. Também houve muitos comentários lamentando que o “casal modelo” da TV não iria mais apresentar o jornal juntos. Neste acontecimento é interessante destacar como o enquadramento dado convoca prioritariamente o papel de Fátima como mulher, esposa e mãe. As questões profissionais tomaram um segundo plano na repercussão do fato embora essas tenham sido as principais razões apresentadas pelos informes da emissora.
  • Em agosto de 2016, Fátima e Bonner anunciaram que estavam se divorciando pelo Twitter. A notícia também repercutiu muito nas redes sociais e em sites de notícias sobre pessoas famosas. A separação do casal, após 26 anos de casamento, gerou vários memes (piadas) e chegou aos trending topics no Twitter. No caso deste acontecimento, é interessante destacar que ele se deu em um momento político conturbado no Brasil (o impeachment da presidenta Dilma Roussef). Assim, a repercussão e os comentários feitos sobre o divórcio acabaram relacionando os acontecimentos, em uma espécie de comparação sobre a relevância e a visibilidade alcançada por estes fatos (Análise do GrisLab sobre o tema).
  • Outras polêmicas, com menor repercussão, também marcam a imagem pública de Fátima Bernardes. Em alguns momentos, os assuntos pautados e os comentários feitos durante o atual programa da apresentadora ganham grande repercussão nas redes sociais. Atualmente, a jornalista pauta assuntos diversos em seu talk show. Temas como: a discussão sobre o vazamento de nudes na internet; a prioridade de socorro à policiais e traficantes; o uso de perucas simulando um cabelo black power; a discussão sobre a performance que mostrava um homem nu que foi tocado por uma criança, feita do Museu de Arte Moderna de São Paulo, são alguns dos exemplos desses acontecimentos que envolvem a figura de Fátima Bernardes.
  • Um acontecimento mais recente que também movimentou as redes sociais e tem afetado muito a figura de Fátima Bernardes é o seu namoro com Túlio Gadelha. Natural de Recife, Túlio é formado em Direito e atua na política, filiado ao PDT, partido em que acumula as funções de presidente da JSPDT (Juventude Socialista do PDT) estadual e secretário geral da sigla em Pernambuco. Desde que assumiram o namoro, o público tem comentado que Fátima mudou muito. Os comentários ressaltam que ela está aproveitando mais a vida e se afastando da imagem séria de jornalista. Também observamos uma mudança de postura com a divulgação de fatos da sua vida pessoal. Depois do namorado, a apresentadora passou a postar várias fotos de seus momentos fora do trabalho.

 

Público e valores que Fátima evoca

Fátima Bernardes desperta adesão de um público bem diversificado. Podemos dizer que, durante sua atuação como jornalista, a figura dela convocava principalmente as pessoas interessadas em notícias e em conteúdo jornalístico, majoritariamente de classe média, composto pela grande audiência da Rede Globo de Televisão.

Após a saída do Jornal Nacional, o público acionado por Fátima se modifica bastante. Em seu programa Encontro com Fátima Bernardes, fica bem evidente que ela se dirige às pessoas que estão em casa, no período da manhã, de segunda a sexta feira. Podemos dizer que se trata de um público, majoritariamente feminino, formado por mulheres que não fazem parte do mercado formal de trabalho.

Em relação aos valores convocados pela figura pública de Fátima, percebemos que o enquadramento dado ressalta seu papel de mulher, vaidosa, mãe de 3 filhos, bem-sucedida, batalhadora, independente e de bem com a vida. Notamos aí os valores de família, honestidade, sucesso profissional, preocupação estética e leveza para encarar a vida.

Biografia

Fátima Gomes Bernardes, hoje com 56 anos, nasceu em 17 de setembro de 1962, no Rio de Janeiro, no Méier, bairro do subúrbio carioca. Quando criança, Fátima frequentou aulas de balé e se tornou bailarina profissional na adolescência e início da vida adulta. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fátima Bernardes, como é conhecida por todos, começou a trabalhar como repórter no jornal O Globo em 1983.

Sua longa carreira na Rede Globo de Televisão, onde trabalha atualmente como apresentadora do programa Encontro com Fátima Bernardes, começou em fevereiro de 1987, quando foi aprovada em um concurso de telejornalismo da emissora. Ela foi apresentadora do RJTV, em seguida apresentou o Jornal da Globo (1989), depois começou a apresentar o Fantástico (1993). Em 1996, se tornou editora e apresentadora do Jornal Hoje, e em 1997, voltou ao Fantástico.

Seu trabalho no Jornal Nacional, principal telejornal da emissora, começou em 1998, quando se tornou âncora do programa, ao lado do jornalista William Bonner, com quem era casada na época. Fátima permaneceu no JN até 5 de dezembro de 2011.

Em 2012, Fátima assumiu um programa próprio (Encontro com Fátima Bernardes) veiculado de segunda a sexta-feira, no horário da manhã na mesma emissora. Encontro com Fátima Bernardes pode ser definido como um programa de variedades, em que a apresentadora aborda temas cotidianos e entrevista várias pessoas. Trata-se de um programa de auditório no estilo talk-show. A saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional foi um acontecimento marcante e repercutiu muito na mídia.   

Fátima foi casada com William Bonner de 1990 a 2016, com quem têm três filhos (trigêmeos). Em 2017 assumiu publicamente o namoro com Túlio Gadelha, um político recifense filiado ao PDT e formado em Direito.