Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Gregório Duvivier

Campo de exposição

O principal meio de acesso a Gregório Duvivier é o YouTube. Na plataforma, ele pode ser encontrado no canal da HBO  – no seu programa “Greg News”- ou no perfil do “Porta dos Fundos”. Ele ainda participa constantemente de programas de TV, além de fazer participações especiais atuando em filmes, séries e novelas.

Em suas redes sociais pessoais, Gregório costuma se expressar bastante, quase sempre utilizando-se do seu humor característico. Em seu Instagram, ele possui mais de 1,1 milhões de seguidores, já no Facebook seu perfil conta com mais de 1 milhão de curtidas. Mas é no Twitter o seu maior récorde de público – 1,4 milhões de seguidores.

(Informações coletadas em 19/06/2020)

 

Acontecimentos

  • Porta dos Fundos

A criação da produtora de vídeos “Porta dos Fundos” foi um marco na trajetória pública de Gregório Duvivier. O canal do YouTube, que atualmente tem mais de 16 milhões de inscritos, foi seu principal veículo de exposição e o responsável por consolidar a popularidade que o humorista tem hoje. Entretanto, as esquetes do programa nem sempre são bem recebidas pelo público, sendo alvo de várias críticas. A mais recente envolve o especial de natal produzido pelo grupo para a Netflix, onde Gregório interpreta Jesus sendo homossexual. O filme causou polêmica e o ator chegou a sofrer ameaças pessoais, além de danos físicos à sede da produtora após um ataque.

  • Namoro com Clarice Falcão

Por cinco anos, Duvivier viveu um romance com sua então colega Clarice Falcão. O relacionamento começou em 2009 e terminou repentinamente em 2014, mesmo ano em que se casaram. A separação foi um choque para os fãs do casal e repercutiu bastante nas redes sociais, sobretudo após Gregório publicar em sua coluna na Folha de São Paulo uma crônica sobre a cantora, intitulada “ Desculpe o transtorno, preciso falar da Clarice”. Pouco tempo antes do anúncio do término, o então casal protagonizou a comédia romântica  “Desculpe o transtorno”,  o que fez com que vários internautas avaliassem o texto do escritor como uma jogada de marketing, apesar de ele negar.

  •  Polêmico

Para além do Porta dos Fundos, a figura de Gregório também causa polêmica. Ferrenho comentarista político, o humorista já despertou o incômodo da direita conservadora brasileira diversas vezes. Atualmente está sofrendo um processo por danos morais a Luciano Hang, dono da Havan, após uma postagem feita no twitter. Além disso, o escritor critica o presidente Jair Bolsonaro com frequência, o que desperta a fúria dos seus apoiadores.

 

Públicos e valores evocados

Gregório atrai olhares diversos: de um lado, ele tem uma série de apoiadores que compartilham dos seus posicionamentos político-ideológicos progressistas; de outro, um grupo de conservadores que o rebatem.

Em suas produções, Duvivier evoca valores como a empatia por causas sociais e minorias, valorização da arte e da cultura, e principalmente críticas políticas à direita. Em seu Instagram, o escritor mantém uma imagem de pai amoroso e faz várias publicações com a esposa, evidenciando valores como família e paternidade.

 

Evelly Lopes, graduanda em Publicidade e Propaganda (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GrisLab

Biografia

Gregório Byington Duvivier  nasceu em 11 de abril de 1986, no Rio de Janeiro, capital. Filho do artista plástico e músico Edgar Duvivier e da cantora Olívia Byington, Gregório sempre teve muito contato com o mundo artístico.

Entretanto, quando criança o menino apresentava traços de timidez, o que fez com que seus pais o matriculassem na escola de teatro Tablado. No período de uma década, Duvivier estudou artes cênicas na instituição e se dedicou à leitura de diversas obras. Nesse período, formou um grupo em que montava e encenava peças teatrais e, ao lado de nomes como Marcelo Adnet, Fernando Caruso e Rafael Queiroga,  fez sucesso com a peça “Z.É Zenas Emprovisadas”.

Em 2008, formou-se em Letras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tempos mais tarde, publicou o livro “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora”, elogiado por nomes como Millôr Fernandes e Ferreira Gullar. Mais tarde, produziu a obra “Ligue os pontos - Poemas de amor e Big Bang”, também muito aclamada pela crítica.

Ao lado de antigos colegas, Duvivier fundou a produtora de vídeos “Porta dos Fundos”, onde realiza no YouTube esquetes sobre o cotidiano e temas variados - sempre com um humor ácido. Ele também já participou de diversos trabalhos televisivos, chegando a ter seu próprio programa em um canal fechado. 

Atualmente é casado com a apresentadora Giovanna Nader, com quem tem uma filha. Hoje, além de humorista, Gregório também é ator, roteirista e escritor de sucesso - com direito a assinar uma coluna no jornal Folha de São Paulo.