Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Ivete Sangalo

Campo de exposição: onde Ivete Sangalo é acessada?

Ivete Sangalo tem uma presença forte nas redes sociais digitais. Tem 27,3 milhões de seguidores no Instagram, 16,5 milhões no Twitter e 12,5 milhões de curtidas em sua página no Facebook.

Além disso, a cantora tem mais de 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 1,6 milhão de inscritos em seu canal oficial no YouTube, que acumula mais de 500 milhões de visualizações. Possui também o site www.ivetesangalo.com, que utiliza para reunir informações sobre shows, biografia e próximos lançamentos; este recebe, em média, 350 mil visitas mensais.

(Dados coletados em 21/05/2019)

 

Acontecimentos

– Ingresso na Banda Eva

Período que a projetou para a fama no país, Ivete Sangalo foi vocalista da Banda Eva entre 1993 e 1998. O grupo emplacou diversos hits na época e, em 1997, lançaram o disco Banda Eva Ao Vivo, que vendeu 2 milhões de cópias e tornou a banda um sucesso nas rádios e de público. A banda chegou a vender cinco milhões de discos na época.

 

– Carreira Solo e Carnaval

Em 1999, começa a carreira solo com o disco Ivete Sangalo, que vendeu mais de 300 mil cópias. Nesse período, diversas canções foram incluídas nas trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como Uga Uga e Porto dos Milagres. Estima-se que Ivete Sangalo tenha vendido cerca de 20 milhões de álbuns, sendo uma das artistas com maior vendagem de discos no Brasil. Ao longo da carreira, a cantora recebeu 108 prêmios, entre eles três Grammys Latino.

Tendo se apresentado no carnaval de Salvador desde 1996, com algumas poucas ausências, Ivete Sangalo é considerada a “rainha do axé” e “do Carnaval”. Ela também fez uma série de turnês solo e com outros artistas, as quais se destacam: As Super Novas, que originou seu primeiro disco ao vivo; Ivete no Maracanã, o DVD mais vendido do mundo em 2007; e Ivete Sangalo no Madison Square Garden, que marca seu primeiro projeto internacional.

 

– Hit Festa

Em 2002, a música Festa foi considerada o hino da seleção brasileira de futebol masculino, que se tornou pentacampeã do mundo no mesmo ano. Lançada em 2001, a música é um dos maiores sucessos da carreira de Ivete Sangalo. Além das métricas (#1 nas paradas brasileiras e certificado de platina pelas vendas), a música foi amplamente utilizada na Copa do Mundo de 2002. No período do evento, o técnico Felipão usou a canção para motivar os atletas; na volta para o Brasil, Ivete recepcionou o time com um trio elétrico no aeroporto de Brasília.

 

Públicos e valores evocados

Ivete Sangalo convoca públicos, primariamente, em relação a sua arte. Além dos grandes números nas plataformas de streaming, a artista tem mais de 300 fã-clubes registrados; ela já comparou sua relação com os fãs como “um casamento”, e cultiva uma proximidade com estes tanto na mídia quanto pessoalmente. Ela é chamada pelos fãs de “mainha” Em seu site oficial, Ivete dá ênfase para títulos – baseados em pesquisas e votações – como “A cantora mais confiável do país” (Datafolha/2017) e “A artista mais completa do Brasil” (Billboard Brasil/2016). Assim, podemos dizer que Ivete é uma artista com pouca rejeição, visão que parece orientar as atitudes da cantora: durante as eleições de 2018, ela foi convocada pela cantora Anitta, nas redes sociais digitais, a se posicionar contra Jair Bolsonaro; Ivete ignorou a convocação, e a percepção foi de que a artista queria evitar se polarizar diante de seus públicos.

Os principais valores evocados por Ivete Sangalo são o da alegria e do carisma. Suas músicas são frequentemente descritas como felizes e animadas, e sua imagem pública convoca os mesmos sentidos, sendo associada com o Carnaval, em especial com o de Salvador. Ivete também é reconhecida pela performance enérgica nos palcos e por ser uma workaholic.

Ivete também evoca valores de maternidade: suas duas gravidezes (a primeira em 2009 e a segunda em 2017, sendo esta de gêmeas) foram amplamente divulgadas nas redes sociais digitais da cantora e cobertas pela mídia. Durante a segunda gravidez, a cantora deu diversas entrevistas, em veículos de ampla audiência como o Fantástico e Conversa com o Bial, ressaltando um certo “dom” para ser mãe e também comentou sobre as dificuldades enfrentadas para engravidar nos anos anteriores. Por causa do nascimento das filhas gêmeas, Ivete se ausentou do carnaval de Salvador em 2018, voltando em 2019 sob forte expectativa; foi aclamada pelos foliões com gritos de “a rainha voltou!” e virou notícia por ajudar uma ambulante que teve o isopor quebrado e parte da mercadoria furtada durante as comemorações.

 

Pedro Paixão Rocha
Graduando em Jornalismo pela UFMG e bolsista de iniciação científica do Gris

Biografia

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady nasceu no dia 27 de maio de 1972, em Juazeiro, interior da Bahia. É a filha caçula entre mais cinco irmãos e cresceu numa família de músicos, chegando a se apresentar no colégio onde estudava e em saraus familiares. Após perder o pai e um dos irmãos, foi para Salvador, onde trabalhou como modelo e vendedora de roupas em um shopping center.

Iniciou sua carreira musical aos 18 anos, tocando em barzinhos e abrindo shows para artistas famosos, como Geraldo Azevedo. Em 1993, assinou contrato com a gravadora Sony Music e assumiu os vocais da Banda Eva, onde ficou famosa. Deu início à carreira solo seis anos depois, com ampla projeção nacional e internacional.

Começou a se relacionar com o nutricionista Daniel Cady em 2009, com quem teve três filhos; em 2011, se casaram e adotou o sobrenome do marido oficialmente. Na TV, foi apresentadora dos programas Estação Globo e Superbonita (GNT), além de participações em novelas, seriados e programas de auditório. Em 2013, foi nomeada pela ONU Embaixadora Nacional contra o tráfico de pessoas. Ivete Sangalo também atua como empresária, com a IESSI Music Entertainment (previamente Caco de Telha), que administra sua carreira e outros artistas como Claudia Leitte; em 2010, a produtora trouxe a turnê I Am… Tour, da cantora Beyoncé, para o Brasil.