Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Luísa Sonza

Campo de exposição: onde é acessado? 

Seu trabalho artístico é acessado majoritariamente em plataformas de músicas e redes sociais, mas a cantora já realizou trabalhos na televisão. No Instagram, Luísa Sonza é seguida por 30.3 milhões de pessoas, ao passo que, no Facebook, conta com 4,8 milhões de seguidores. Em 2019, a cantora criou um perfil na plataforma TikTok, onde já acumula um público de 16 milhões. Já no Twitter, Sonza é acompanhada por 4,5 milhões. No Spotify, a cantora possui cerca de 10 milhões de ouvintes mensais e seu canal no Youtube conta com 7,8 milhões de inscritos.

Dados coletados em 08/11/2022.

Acontecimentos

  • Em 2017, quando Luísa Sonza ainda alçava sua carreira, saindo dos covers e gravando faixas autorais, o cantor Luan Santana a convidou para fazer parte da música ‘Não Preciso De Você Pra Nada’. Na época, o cantor já fazia sucesso e era nacionalmente conhecido. Essa primeira parceria musical aumentou a visibilidade de Sonza e a impulsionou dentro do mercado artístico brasileiro. 
  • Outra parceria que foi importante para a carreira artística de Luísa foi com a cantora Pabllo Vittar. A primeira música das duas foi ‘Garupa’, gravada em 2019, e representou um grande passo na carreira da cantora. Como Sonza já fazia sucesso com o público LGBTQIA+, gravar com Pabllo aumentou sua visibilidade nesse nicho. 
  • Em 2020, Luísa Sonza e Pabllo Vittar se juntam a Anitta na música ’MODO TURBO’, cujo clipe, com o orçamento de 1,5 milhão de reais, se tornou o videoclipe brasileiro mais caro da história. 
  • Em 2021, seu segundo álbum de estúdio se tornou a maior estreia semanal da história do Spotify Brasil, com mais de 29,8 milhões de reproduções no chart do Spotify.
  • Com 19 anos, Luisa Sonza se casou com o humorista e youtuber Whindersson Nunes. Naquele momento, Whindersson mantinha um público consolidado no Youtube, e seus vídeos de paródias musicais e daily vlogs alcançavam milhões de visualizações. O relacionamento entre os dois teve muita visibilidade, com postagens constantes nas redes sociais.
  • Dois anos depois, o casamento terminou. Esse acontecimento chocou o público, já que o casal era muito amado pelo Brasil. Mas foi quando Luísa assumiu um relacionamento com Vitão que especulações e boatos começaram a surgir com o nome da cantora, que ganhou bastante atenção nas redes sociais, chegando a receber inúmeras mensagens de ódio.

Públicos/valores evocados 

  • Os públicos evocados pela cantora são formados por jovens, mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+, além de amantes da música pop. Ela evoca valores como a alegria e a juventude em suas músicas dançantes. Além disso, ela sempre valoriza, em suas falas, clipes e músicas, a liberdade sexual das mulheres, o que está relacionado aos valores feministas que são enfatizados pela cantora. Luisa também reforça a defesa de valores associados à esquerda, como o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de 2022, além das inúmeras críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Por tais motivos, muitos de seus ataques vêm de uma parcela conservadora da sociedade. 

Pontos de interrogação 

Boatos de traição

  • Em abril de 2020 a cantora se divorciou de Whindersson Nunes, o que gerou uma grande polêmica, pois, logo em seguida, Sonza lançou a música Flores com Vitão e assumiu estar namorando o cantor. A artista foi acusada de traição e, após sofrer diversos ataques, se manifestou nas redes sociais expondo o quanto essas atitudes eram machistas, pois não existia nenhuma evidência real de que havia traído o ex-marido. Mesmo assim, por ser mulher, foi alvo de tantas críticas. 

Morte do filho de Whindersson Nunes

  • João Miguel, filho de Whindersson Nunes e Maria Lina Deggan, nasceu prematuro, com apenas 22 semanas, e morreu um dia após o parto. Depois desse ocorrido, diversas pessoas começaram a atacar Luísa Sonza, culpando-a pelo falecimento da criança. Esse acontecimento foi mais um dos tantos ataques que Luísa vem sofrendo desde o início do seu relacionamento com Vitão. Na ocasião, a cantora precisou se afastar das redes sociais e passou um tempo fora do Brasil.

Intervenções estéticas 

  • A cantora também foi alvo de diversas críticas na internet devido às suas intervenções estéticas. Uma imagem comparativa de “antes e depois” de Luísa estava causando polêmica nas redes sociais e, mesmo após ela reafirmar que não fez nenhuma cirurgia plástica, continuou recebendo ataques. Sempre que é vítima de comentários odiosos nas redes sociais,  Luísa ressalta a sua posição como feminista, com a defesa da liberdade das mulheres. 

Acusação de racismo

  • Em 2019, a advogada Isabel Macedo de Jesus entrou com uma ação por danos morais contra Luisa Sonza e a Pousada Zé Maria, de Fernando de Noronha. Segundo o processo, Isabel foi passar férias na ilha em setembro de 2018. Durante uma apresentação da cantora na pousada, Isabel estava sentada em uma mesa próxima ao palco quando foi ao banheiro e passou pela artista, que lhe deu um tapa no braço e ordenou que a advogada lhe trouxesse um copo de água. A vítima, uma mulher negra, afirma que se sentiu humilhada e que tal comportamento de Luísa se deve aos seus traços raciais. O caso veio à tona pela primeira vez em 2020 e, na ocasião, a artista chamou Isabel de “oportunista” e afirmou que as acusações eram absurdas. Em setembro de 2022, o caso ganhou novamente a atenção do público e, dessa vez, Luísa pediu desculpas a Isabel. Em uma mensagem em suas redes sociais, a cantora afirmou que seu comportamento foi mais um “ato de reprodução do racismo estrutural” e que não teve a intenção de ofender a advogada. Luísa afirmou que iria aceitar o pedido no processo de Isabel e que buscaria entrar em acordo com ela.

 

Autor: Amanda Mota e Laura Adlergraduandas em Jornalismo (UFMG).

Coautor:  Nicolle Teixeira, graduanda em Jornalismo (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica do GRIS/UFMG (FAPEMIG).

Biografia

Luísa Gerloff Sonza nasceu em 18 de junho de 1998 em Tuparendi, Rio Grande do Sul. Aos sete anos, começou a cantar em festivais e foi contratada pela Banda Sol Maior, pela qual realizou diversos eventos e muitos casamentos até os 17 anos. Devido às poucas oportunidades que surgiam em sua cidade natal, a cantora se mudou para Porto Alegre, onde viveu por um ano antes de finalmente se mudar para São Paulo.

Inspirada na cantora Mariana Nolasco, Sonza criou um canal no YouTube para postar versões cover de músicas de vários artistas em 2014, o que aumentou sua visibilidade na internet e gerou parcerias musicais com cantores famosos, como Luan Santana. Em 2017, a cantora lançou sua primeira música autoral, denominada “Good Vibes”, com a Universal Music. Em outubro, lançou seu primeiro EP “Luíza Sonza”, que destacou a cantora no pop brasileiro com as faixa “Rebolar” e“Boa Menina”.

Em 2019, a cantora estreou seu primeiro álbum denominado “Pandora”, que contou com os sucessos “Não vou mais parar” e "Garupa", em parceria com Pabllo Vittar.  O seu segundo álbum de estúdio, “DOCE 22”, lançado em 2021, se tornou um dos álbuns de maior sucesso do pop brasileiro, . 

Aos 19 anos, Luísa Souza casou-se com o comediante Whindersson Nunes e se divorciou do mesmo em 2020, após dois anos de relacionamento. Ainda em 2020, a cantora assumiu um relacionamento sério com o cantor Vitão, que terminou em agosto de 2021.