Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Neymar

 

Campo de exposição: onde Neymar é acessado?

A conta do Instagram do jogador possui 89,9 milhões de seguidores,  caracterizando-o como o perfil mais seguido do Brasil e o 11° mais seguido do mundo.

Sua conta no Twitter tem 38,2 milhões de seguidores.

Já seu perfil no Facebook possui mais de 60 milhões de curtidas.

Neymar também possui um canal no Youtube desde 23 de agosto de 2010, com um total de 534 mil inscritos e 39.202.268 visualizações.

(Informações coletadas em 26/02/2018)

 

Acontecimentos: o que tem marcado a aparição pública de Neymar

  • O relacionamento de Neymar com a atriz Bruna Marquezine é constantemente abordado nos meios midiáticos. A relação é publicamente vista como inconstante, em razão do considerável número de términos e reconciliações noticiados pela mídia. Atualmente, o jogador e a atriz estão juntos, após o último término em junho de 2017. O reatamento do namoro, assumido publicamente com a publicação de fotos do casal no revéillon em suas contas do Instagram, gerou intensa repercussão.
  • Como é de se esperar, Neymar é notícia antes de tudo por acontecimentos ligados ao futebol – desempenho, contratações, estado de saúde etc. Assuntos relacionados a suas contratações milionárias, mencionadas acima, são colocados em evidência na mídia. Em 2016, o jogador foi acusado de sonegação de imposto de renda, conluio e fraude pela Receita Federal do Rio de Janeiro, por ter supostamente omitido rendimentos pagos por Santos, Barcelona e Nike, uma de suas patrocinadoras. A Receita autuou-o a pagar R$ 200 milhões mas desistiu da decisão após argumento da defesa de Neymar. O jogador ainda brigou nos tribunais da Espanha por ter sido acusado de corrupção em sua transferência do Santos para o Barcelona.
  • O estado de saúde de Neymar também é assunto recorrente. Sua lesão na Copa de 2014, por exemplo, causou intensa repercussão, tendo sido, inclusive, apontada como a causa da derrota da Seleção Brasileira pela Alemanha, com placar final de 7 a 1.
  • Neymar também é presença constante na mídia em campanhas publicitárias. Em 2013, o jogador liderou o ranking de aparições em propaganda na televisão durante o mês de junho, e foi o 4° do ranking no primeiro semestre do mesmo ano. Sua vasta gama de patrocinadores inclui marcas como Red Bull, Nike e Gillette.

 

Público e valores que Neymar evoca

Neymar é evangélico e costuma fazer manifestações religiosas em suas declarações e também em suas redes sociais. Em sua conta no Instagram, o jogador geralmente posta, antes de toda partida de futebol de que participa, uma imagem com a legenda “Que Deus nos abençoe e nos proteja”. Nas Olimpíadas de 2016, Neymar usou uma faixa com a frase “100% Jesus” ao receber a medalha de ouro pela Seleção, na final contra a Alemanha. O episódio gerou uma repreensão do Comitê Olímpico Internacional, cujo regulamento proíbe manifestações de cunho religioso e político em seus eventos.

Neymar também exibe publicamente seu vasto círculo de amizades, tanto celebridades quanto anônimas. Entre as personalidades famosas estão Gabriel Medina, Thiaguinho e Luciano Huck, e também já foi visto com celebridades internacionais, como Lewis Hamilton e Justin Bieber. Suas redes sociais são repletas de fotos de encontros com amigos, e o jogador frequentemente posta votos de feliz aniversário direcionados a estes. As manifestações de afeto a suas amizades são observadas com frequência.

A valorização da família também é uma característica observada em Neymar. Seu pai o auxilia nas questões burocráticas da profissão, na administração de seu dinheiro e é publicamente visto como um dos maiores incentivadores – e também críticos – do filho. O jogador tem tatuagens do rosto de sua mãe, de sua irmã, Rafaella, e de seu filho, David Lucca.

O início da repercussão midiática de Neymar foi marcado por sua associação a músicas populares. Isto porque suas comemorações de gols, ainda quando jogava pelo Santos, faziam referência a canções, geralmente do gênero sertanejo universitário. Estas comemorações, inclusive, contribuíram para a popularidade de músicas e cantores brasileiros, tanto nacional quanto internacionalmente. O maior exemplo disto foi a canção “Ai Se Eu Te Pego”, cuja coreografia foi imitada por Neymar nos campos, e alçou o cantor Michel Teló a paradas de sucesso brasileiras e europeias. O jogador ainda participou de videoclipes de cantores como MC Guimê e Thiaguinho, voltados, respectivamente, para os gêneros funk e pagode. Em 2016, Neymar postou um vídeo em seu perfil no Facebook cantando uma música de sua própria autoria, chamada “Yo Necesito”. Aparentemente em tom de brincadeira, o vídeo viralizou nas redes sociais.

Biografia

Neymar da Silva Santos Júnior nasceu na cidade paulista de Mogi das Cruzes no dia 5 de fevereiro de 1992. Filho de Neymar da Silva Santos e de Nadine Santos, mudou-se ainda muito jovem para a cidade de São Vicente e, depois, para Santos. O jogador iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista, tendo sido descoberto por olheiros e levado para o Santos em 2003, aos 11 anos de idade. Desde cedo já chamava a atenção de dirigentes do clube, treinadores e jogadores profissionais por seu talento no futebol.

Em 2009, aos 17 anos, Neymar foi escalado para o time profissional do Santos, realizando sua primeira partida contra o Oeste, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Foi eleito o jogador revelação do campeonato e seu time foi vice-campeão. Em 2010, continuou se destacando, tendo o seu time se sagrado campeão paulista. No mesmo ano, foi campeão pela Copa do Brasil, ganhando o campeonato também no ano seguinte. Neymar, juntamente com os jogadores Ganso e Robinho, ganhou a atenção dos torcedores do clube paulista. A trinca ficou famosa e até hoje é vista por muitos santistas e fanáticos por futebol como o melhor time do Santos.

Ainda em 2010, Neymar recebeu sua primeira convocação para jogar no time principal da Seleção Brasileira, atuando em vários amistosos. Também jogou pela Seleção nas Olimpíadas de Londres, em 2012, onde o Brasil foi vice-campeão; na Copa das Confederações de 2013, sendo campeão; e na Copa do Mundo de 2014, onde sofreu uma lesão que o impediu de seguir a competição, na qual o Brasil se encontrava nas quartas-de-final. Neymar ainda assim foi eleito o terceiro maior goleador do campeonato mundial, e se encontra entre os maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira, junto a nomes como Pelé, Zico, Romário e Ronaldo.

Em 2013, o jogador  rescindiu seu contrato com o Santos e foi contratado pelo clube espanhol Barcelona por 57 milhões de euros. Antes deste primeiro contrato com um time internacional, já havia recebido propostas de times estrangeiros, tais como Chelsea e Real Madrid.

No dia 3 de agosto de 2017, o time Paris Saint-Germain anunciou a contratação de Neymar, válida até 30 de junho de 2022. A compra do jogador pelo clube francês é, até o momento, a mais cara da história do futebol, no valor de 222 milhões de euros (R$ 812 milhões).