Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Pe. Alessandro Campos

Campo de Exposição

Ativo nas redes sociais, padre Alessandro possui perfil no Istagram (@pe.alessandrocampos), no Youtube (Canal Padre Alessandro Campos Oficial), no Facebook (Padre Alessandro Campos Oficial) e no Twitter (@padresertanejo). Ele possui quase 500 mil seguidores no Istagram, mais de 300 mil no Youtube, quase 200 mil no Facebook e quase 7 mil no Twitter.

 (Informações coletadas em 08/06/2019.)

Na televisão, o padre apresenta atualmente o Programa Viva a Vida (Rede Viva).

 

Acontecimentos

Além da carreira artística bem-sucedida, vendendo mais de um milhão de cópias enquanto cantor, e de se destacar enquanto apresentador, o padre protagonizou episódios polêmicos.

  • Milhares de e-mails e denúncias de ex-funcionários do padre começaram a aparecer, com relatos sobre o desrespeito para com pessoas de idade.

https://famososnaweb.com/padre-alessandro-campos-se-envolve-em-polemica-e-se-defende-nao-procede/

  • Vários relatos contra o estrelismo, a ostentação e o exibicionismo do padre Alessandro Campos nas redes sociais.

https://catracalivre.com.br/entretenimento/polemica-com-padre-sertanejo-deixa-igreja-em-saia-justa/

  • Demissão do padre Alessandro Campos da RedeTV após queda no Ibope e várias polêmicas nas redes sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=w6XiaJYG4PU

  • Processo movido pelo empresário do padre, Leonardo Azevedo, por quebra de contrato e dívidas trabalhistas. O empresário está pedindo R$ 9.6 milhões.

https://www.okariri.com/entretenimento/polemica-padre-sertanejo-alessandro-campos-e-processado-por-ex-empresario/

  • O padre Alessandro reclama do microfone com a produção do seu programa de televisão, soltando um palavrão ao vivo: “Vem arrumar logo essa mer**”, teria dito ele no palco.

https://www.otvfoco.com.br/padre-perde-a-paciencia-e-fala-palavrao-ao-vivo-em-programa/

 

Públicos e valores evocados

Os valores evocados pela figura pública do padre Alessandro Campos seriam, por um lado, a fé cristã e a devoção, ajustadas a um modelo de galã de jeito rude e simples, com traços do rural. Ele performa um tipo “gente como a gente” – o “olimpiano-ordinário” que desce do pedestal para conversar com as pessoas comuns);  o tipo “cantor sertanejo” – que demonstra virilidade, masculinidade, fala de amor nas canções (da mesma maneira que os cantores de sucesso no mainstream); o tipo “apresentador de tevê”, semelhante aos apresentadores de programas populares dominicais da tevê.

Observando a figura do padre Alessandro, temos assim um misto do sagrado e do profano.

Ao mesmo tempo, o padre já foi acusado de ostentação, desrespeito e exibicionismo, e muitos evocam valores como a humildade que um padre deveria ter. Essa mescla de valores contraditórios compõe sua figura polêmica nas mídias.

Em geral idosos de diferentes classes sociais formam o seu público no programa de tevê, mas nas redes sociais muitos jovens e adultos também aparecem nas conversações sobre fatos polêmicos que o envolvem.

 

Ricardo Duarte
Professor de Comunicação Social da UFV
Membro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas

, ,

Biografia

O padre Alessandro Campos nasceu em 17 de fevereiro de 1982. Foi criado no município de Guaratinguetá, interior de São Paulo. Desde criança e adolescente sempre foi fã da música caipira e do chamado “sertanejo raiz”. Alessandro ficou famoso por ingressar muito jovem no seminário, aos 13 anos, e ter sido ordenado padre aos 23. A partir de um determinado momento em sua carreira de padre, começou a ser admirado como cantor nos circuitos das paróquias por onde passava. Foram os fiéis que estimularam o padre Alessandro a gravar um CD com suas canções. Assim nascia o nome mercadológico de “padre sertanejo do Brasil”, uma estratégia de produção artística que aliava os tipos sociais de padre e cantor sertanejo. Desde então ele passou a se vestir como cowboy e empunhar uma viola, alcançando o circuito da grande mídia e das redes sociais.

Enquanto padre, Alessandro esteve vinculado à Arquidiocese Militar, responsável pela assistência religiosa às Forças Armadas. Foi ordenado na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ e, depois, vigário paroquial na Catedral Militar Rainha da Paz em Brasília-DF. Alessandro se tornou escritor de duas publicações: "Os Segredos da Felicidade" (Editora Gente) e "O que eu sou sem Jesus" (Editora Loyola). Atualmente faz parte do cast da Som Livre e seu CD chamado "O que é que eu sou sem Jesus?” vendeu mais de 1 milhão de cópias. Alessandro já foi apresentador, ao mesmo tempo, de dois programas de auditório na tevê aberta: o “Viva a Vida” (Rede Vida) e o extinto “Vem com fé” (Século XXI e RedeTV). Tais produtos midiáticos seguem as mesmas fórmulas dos programas populares de auditório na tevê: mechandisings ao longo do programa para vender vitaminas ômega 3, remédio para parar de fumar, entre outros; conversas com convidados que cantam canções caipiras; mensagens bíblicas; interação com a plateia, além de interpretar suas canções.