Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Ronaldinho Gaúcho
Campo de exposição

Quando era atleta profissional, Ronaldinho Gaúcho mantinha um grande contato com a mídia esportiva. Dessa forma, ele frequentemente era protagonista de entrevistas e campanhas para clubes. Sua intimidade com a mídia contribuiu para que os trabalhos continuassem mesmo após a aposentadoria. Assim, atualmente, ele ainda se envolve com publicidade e divulgação de marcas na internet e em comerciais.

Muito presente nas redes sociais, Ronaldinho é um dos famosos que mais interage com seu público. O ex-esportista possui 43,5 milhões de seguidores no Instagram e um alto engajamento. Além disso, seu perfil ainda conta com mais de 34 milhões de curtidas no Facebook e 18,5 milhões de seguidores no Twitter. Recentemente, lançou um clipe de samba em seu canal do YouTube, que possui cerca de 47 mil inscritos, e sua música atingiu 43 mil visualizações.

Em 2016, o ex-atleta lançou sua própria rede social, chamada de Ronaldinho.com. Nela, o público poderia se informar sobre sua vida e se aproximar ainda mais. A plataforma apresentava uma interface semelhante ao Facebook, porém, a opção “curtir” foi adaptada para “hang loose” (gesto conhecido como “sinal do Ronaldinho”, por ser uma famosa comemoração do jogador). Entretanto, sua rede social não se popularizou da maneira esperada e logo foi extinta.

(Informações coletadas em 27/03/2019)

 

Acontecimentos

  • Foi eleito pela FIFA duas vezes como o melhor jogador do mundo, em 2004 e 2005. Além disso, em 2009, Ronaldinho foi eleito pela revista inglesa World Soccer como o melhor jogador da década, superando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
  • Conhecido por participar dos mais diversos eventos, Ronaldinho acabou virando um meme. Assim, diversas montagens do futebolista em situações inusitadas viralizaram. Isso fez com que sua visibilidade aumentasse ainda mais, tornando-o um influenciador nos meios digitais.
  • O “bruxo” (apelido que ganhou na Internet) também aparece em notícias relacionadas ao meio futebolístico. Há pouco tempo, ele roubou a cena na festa de encerramento da Copa da Rússia, sendo ovacionado pelo público ao aparecer na transmissão do telão.
  • Recentemente, o desportista se envolveu em uma polêmica ao publicar em seu perfil no Twitter uma foto declarando apoio ao então candidato Jair Bolsonaro, no dia anterior às eleições. Após essa ação, Ronaldinho recebeu diversas críticas dos seus fãs e foi alvo de várias manchetes nacionais.

 

Públicos e valores evocados

Por ter tido uma carreira vitoriosa como jogador, Ronaldinho atrai a atenção de grande parte dos fãs de futebol. O craque possui a admiração de muitos colegas de trabalho e é tido como inspiração para os que estão iniciando nessa profissão. Além disso, por sua popularidade nos memes, ele também atinge o público infanto-juvenil.

Nas suas redes sociais, Ronaldinho se mostra uma pessoa muito ligada à família, frequentemente compartilhando cliques com seu filho, sua mãe e amigos. Entretanto, sempre foi alvo de manchetes por ser uma pessoa festeira e, por isso, sua imagem também é atrelada a boemia. Devido a isso, em 2017, o ex-atleta chegou a participar do clipe intitulado “Professor de Malandragem”, do cantor Wesley Safadão e Dennis DJ.

Além disso, ele também demonstra uma posição favorável em relação a causas sociais e, por isso, promove e participa de jogos beneficentes com certa frequência.

 

Evelly Lopes
Graduanda em Publicidade e Propaganda na UFMG
Bolsista de Iniciação Científica pelo GrisLab

Biografia

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, nasceu em 21 de março de 1980 em Porto Alegre - Rio Grande do Sul, filho de João de Assis Moreira e Miguelina Elói Assis dos Santos. Em 1997, iniciou sua história como jogador de futebol profissional no Grêmio e, alguns anos depois, viu sua carreira decolar no continente europeu.

Passou pelo Paris Saint-Germain e fez uma boa temporada, porém sua melhor fase foi no Barcelona, onde conquistou dois Campeonatos Espanhóis, uma Supercopa e uma UEFA Champions League. Essa grande atuação rendeu a ele o título de melhor jogador do mundo por dois anos seguidos (2004/ 2005) e o status de um dos grandes ídolos do clube.

Em 2008, foi vendido para o Milan, onde teve uma atuação regular, sem ganhar nenhum título. Três anos depois, retornou ao Brasil como jogador do Flamengo. Entretanto, sua permanência não foi duradoura devido a problemas com o grupo rubro-negro. No ano seguinte, tornou-se jogador do Atlético Mineiro e liderou o time na maior conquista internacional do clube: o título da Copa Libertadores da América.

No decorrer da sua história, Ronaldinho também já foi convocado diversas vezes para se juntar ao elenco da seleção. Sua maior conquista pela equipe canarinho foi o mundial de 2002, em que teve uma participação de destaque.

Em 2018, o jogador anunciou sua aposentadoria. Entretanto, seu prestígio no meio futebolístico permanece e, por isso, ele ainda atua em muitos eventos esportivos e atualmente é o embaixador do Barcelona.