Nosso Radar de Celebridades tem com objetivo identificar e apresentar um grande painel das celebridades de nosso tempo - figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

Conheça a proposta

Ronaldo

Acontecimentos

  • Copa 1998: momentos antes da final do mundial, Ronaldo teria sofrido um colapso nervoso, que abalou o jogador e a equipe, culminando na fatídica derrota por 3 X 0 para a França.
  • Copa de 2002: depois de um longo processo de recuperação de uma grave lesão no joelho, Ronaldo chega desacreditado ao campeonato, mas acaba saindo da Ásia como o grande herói da conquista do pentacampeonato pela seleção brasileira. Ele é o artilheiro da competição (com oito gols) e conquista, pela terceira e última vez, o título de melhor jogador do mundo pela FIFA.
  • Relacionamentos amorosos: a vida amorosa de Ronaldo sempre despertou a atenção do público e da mídia. No início da carreira, teve duas namoradas (Nadya França e Viviane Brunieri) que, após o término dos relacionamentos com o jogador, criaram a dupla As Ronaldinhas e fizeram shows e apresentações pelo país na década de 1990. Entre 1996 e 1999, Ronaldo teve um relacionamento sério com a modelo e atriz Suzana Werner, mas o noivado acabou chegando ao fim naquele ano. O primeiro casamento dele foi ainda em 1999 com Milene Domingues, conhecida por “Rainha das Embaixadinhas”, com quem tem seu primeiro filho: Ronald. A separação de Milene acontece no final de 2003, cercada de especulações de infidelidade. Em 2004, Ronaldo tem um romance com a modelo espanhola Mireia Canalda e um caso rápido com Michele Umezu (que veio à tona apenas no fim de 2010, quando Ronaldo reconheceu a paternidade do filho Alexander). É o relacionamento com Daniella Cicarelli, no entanto, o mais badalado da história do jogador. O romance é iniciado em junho de 2004, e, em setembro, o casal anuncia o matrimônio. O casamento de Ronaldo e Daniella acontece em fevereiro de 2005, em um luxuoso castelo francês – e termina menos de três meses depois. Entre 2007 e 2012, Ronaldo foi casado com Bia Anthony, com quem teve duas filhas. Atualmente, ele namora a modelo Celina Locks.
  • O episódio das travestis: no dia 28 de abril de 2008, Ronaldo foi levado a uma delegacia, com três travestis, depois de uma confusão em um motel da cidade. A versão do jogador é de que teria contratado serviços de prostitutas e depois teria descoberto que se tratava de travestis. Com isso, ele teria tentado desfazer o programa, mas fora vítima de tentativa de extorsão. Ele era casado com Bia Antony, que chegou a anunciar o fim do namoro, mas voltou atrás depois de descobrir que estava grávida. 
  • Em 14 de fevereiro de 2011, o jogador anuncia sua aposentadoria dos campos de futebol. O anúncio foi feito na sede do Corinthians em São Paulo, quando Ronaldo lembrou seu histórico de lesões, falou sobre as fortes dores que sente no corpo, que o levaram, assim, a antecipar o encerramento de sua carreira como jogador profissional de futebol.

 

Públicos e valores

Ao longo de sua carreira como jogador profissional, Ronaldo despertou a atenção de públicos interessados pelo esporte e pela seleção brasileira. Sua imagem foi associada a valores como a superação, a determinação, a persistência, a coragem para enfrentar os obstáculos e superá-los.  O respeito, a solidariedade e a generosidade são valores destacados em sua postura dentro de campo – e também nas causas humanitárias que defende.

Sua vida amorosa também desperta o interesse das pessoas, dada a exposição da intimidade que é marca de sua imagem. Sua trajetória afetiva exibe o machismo e o ideal de masculinidade heteronormativo, em que emerge uma polarização entre o ídolo (mulherengo, conquistador) e a bela mulher (interesseira, “maria-chuteira”). O fato de Ronaldo ser mulherengo quase não é criticado; a crítica incide mais sobre a mulher, vista como objeto, como aproveitadora, como apenas interessada na riqueza do jogador – como aconteceu no casamento com Daniella Cicarelli. Esse ideal de masculinidade também pode ser apreendido no episódio das travestis: o jogador enfatizou sua orientação heterossexual (reforçando esse ideal), mas manifestou respeito em relação às travestis e àqueles cuja orientação sexual é homoafetiva. Entretanto, no modo como o caso foi tratado e avaliado pela mídia e pelo público, pode-se perceber o preconceito e a intolerância, sobretudo, em relação às travestis — um lugar social muito estigmatizado em nossa sociedade.

Nos últimos anos, Ronaldo vem buscando associar sua imagem à luta antirracista: sua imagem no perfil do Instagram afirma “No to Racism”. Há post denunciando casos no futebol internacional e pedindo o fim da violência e o fim desse crime.

 

Interrogações

O posicionamento político de Ronaldo gera controvérsias: apoiador da candidatura de Aécio Neves, em 2014, foi cobrado a se manifestar quando o nome do amigo esteve envolvido em denúncias de corrupção. Sua imagem também já esteve associada à gordofobia e à estigmatização do corpo gordo: em 2012, participou do quadro Medida Certa, no Fantástico, em que celebridades se submetiam à rotina de exercícios e dieta para perda de peso. Outra questão controversa em sua trajetória é a negritude: apesar de denunciar o racismo em suas redes e de seu pai ter sido vítima desse crime em 2015, ele não se autodeclara publicamente como um homem negro.

 

Campo de exposição:

A conta do Instagram do jogador possui 21,1 milhões de seguidores, enquanto sua conta no Twitter tem 856,3 mil seguidores. Já seu perfil no Facebook possui mais de 15 milhões de curtidas.

Dados coletados em 20 de janeiro de 2022.

Paula Simões, coordenadora do GRIS/UFMG e professora do PPGCOM/UFMG.

Biografia

Ronaldo Luís Nazário de Lima nasceu no dia 22 de setembro de 1976, em Bento Ribeiro, zona norte do Rio de Janeiro. O garoto Dadado (como era conhecido na infância) começou a jogar bola em times de futebol de salão: no Valqueire Tênis Clube e depois no Social Ramos Clube. Chegou a fazer um teste no Flamengo, passou, mas não tinha condições de arcar com as despesas do transporte para treinar todos os dias. Acabou indo jogar no São Cristóvão,  clube carioca onde joga entre 1990 e 1993 e vai demonstrando suas habilidades dentro de campo. 

Em 1992, Ronaldo é contratado pelo Cruzeiro, depois de conquistar a artilharia do campeonato Sul-Americano sub-17, jogando pela seleção brasileira. Ele se muda para Belo Horizonte em março de 1993 e começa a jogar no time juvenil do clube mineiro. Menos de três meses depois, é transferido para a equipe profissional do Cruzeiro, onde despertou a simpatia de torcedores e da imprensa.  Assim, é nesse clube que o jogador vai despontar no cenário esportivo nacional.

Ao longo da carreira, ele passa por grandes clubes de futebol do mundo: PSV Eindhoven, da Holanda (1994-1996), Barcelona, da Espanha (1996-1997), Internazionale de Milão, da Itália (1997-2002), Real Madrid, da Espanha (2002-2007), onde formará com outros  ídolos da época (como Zinedine Zidane, Luis Figo e, posteriormente, David Beckham) o grupo conhecido como galácticos. Em 2007, volta à Itália para jogar no Milan, onde permanece até 2008 – um período marcado por um processo de recuperação física do jogador em virtude de várias lesões. No dia nove de dezembro de 2008, Ronaldo firma um contrato com o Corinthians, time no qual encerra sua carreira em fevereiro de 2011. Nessa trajetória, foi eleito por três vezes como o melhor jogador do mundo pela FIFA (1996, 1997 e 2002),  ganhou o apelido de Fenômeno e teve contratos milionários com marcas como a Nike, a Ambev e a Claro.

Pela seleção brasileira, ele é convocado para integrar o grupo na disputa da Copa de 1994 – quando o Brasil ganha o tetracampeonato, mas Ronaldo não entra em campo. A Copa da França, em 1998, acabou sendo um vexame para Ronaldo e a seleção brasileira: com uma atuação apática na final do mundial, o Brasil perde para a França por 3 X 0. Ronaldo sofreu um colapso nervoso pouco tempo antes da final, abalando toda a equipe. Em 2002, chega à França para a Copa de 2002 desacreditado pela imprensa, pelos médicos e pela torcida, mas acaba tendo um papel decisivo na conquista do pentacampeonato da seleção brasileira. A Copa de 2006 é a quarta e última Copa da qual ele participaria em sua carreira como jogador - mas a seleção brasileira é desclassificada. Mesmo não atuando nas melhores condições, Ronaldo faz mais três gols no mundial e se consagra como o maior artilheiro da história das Copas, com quinze gols – posto que perdeu para o alemão Klose na Copa de 2014.

A trajetória dele é marcada por algumas polêmicas: em 1999, tem seu nome associado a uma rede de prostituição na Itália. Em viagem ao Brasil, decidiu comprar uma Ferrari, episódio que foi visto como um exibicionismo de milionário em um país com tanta pobreza. Sua imagem também foi desgastada, no mesmo ano, por gastar 20 mil reais em produtos, de uma só vez, na Cidade Del Leste, no Paraguai. Com a repercussão negativa desses acontecimentos, Ronaldo decidiu devolver os produtos – inclusive a Ferrari. Em 2008, envolveu-se em uma confusão com três travestis em um motel do Rio de Janeiro e disse que fora vítima de tentativa de extorsão. 

Ao mesmo tempo procurou associar sua imagem a causas humanitárias: doou o prêmio (30 mil reais) recebido pelo título da Copa América em 1999 ao Instituto Nacional do Câncer (INCA). No mesmo ano, Ronaldo visita Kosovo, cidade devastada pela guerra na ex-república sérvia, e é aclamado pela população local. Ele visita uma escola na cidade e faz uma doação de 30 mil dólares à instituição. Em 2001, ele é nomeado Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e passa a atuar junto a esse programa, sobretudo, no combate à pobreza. Em 2003, participa da primeira edição da “Partida contra a Pobreza”, um jogo beneficente que reúne ídolos do futebol internacional – e terá várias edições nos anos seguintes. Em 2004, participa com a seleção brasileira do famoso Jogo da Paz, realizado em Porto Príncipe, no Haiti. O amistoso contra a seleção da casa foi organizado pela Organização das Nações Unidas como parte da Missão para a Estabilização no Haiti, após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

Com o fim da carreira como jogador profissional, em 2011, Ronaldo passa a se dedicar à sua empresa de marketing esportivo, a 9ine –responsável pelo gerenciamento da carreira de atletas como o jogador de futebol Neymar e o lutador Anderson Silva. Ele deixa o comando dessa empresa em 2013 e, em 2016, comprou outra agência de marketing esportivo em que atua até hoje, a Octagon. Em 2018, comprou o Real Valladolid, tradicional clube de futebol espanhol, por 141 milhões de reais. E, em dezembro de 2021, anunciou a compra do Cruzeiro por 400 milhões de reais.