Radar

INFORME – NOVO RADAR

Transformamos o Radar! Com o intuito de expandir e melhorar a qualidade dos dados produzidos pelo nosso monitoramento mensal de notícias, fizemos algumas alterações no nosso método de coleta e produção para tornar o Radar mais objetivo, transparente e acessível para nossos leitores e pesquisadores.

A partir desta edição (#41, de junho de 2016), a equipe do Radar passa a coletar as notícias em três turnos diários – Manhã, Tarde e Noite -, arquivando a primeira manchete de cada um dos sites selecionados pela equipe, que também foram revistos de acordo com um novo critério.

Na coleta do novo radar, acompanharemos nove sites, selecionados de acordo com os seguintes critérios:

  • Portais (UOL, Globo.com, Terra, R7 e RevistaForum): Os cinco portais foram escolhidos baseados no ranking do site de monitoramento Alexa.com. Segundo os dados do site[1], esses são os cinco portais de notícia mais acessados no país. Excluímos aqueles que não possuem redação jornalística própria, como por exemplo, o MSN e o Yahoo Notícias.
  • Revistas (CartaCapital, Veja, Istoé e Época): Este critério segue sendo o mesmo – acompanhar as revistas nacionais semanais/mensais de maior destaque -, e adicionamos somente o acompanhamento diário das manchetes publicadas no site da Istoé, que antes não constava no Radar.

            As planilhas de coleta – que seguirão sendo disponibilizadas junto com o relatório – também foram modificadas para que todos tenham acesso, na íntegra, ao material que foi coletado durante o mês, e não somente às estatísticas publicadas nos relatórios mensais. Sendo assim, as novas planilhas têm mais categorias (Editoria, Tema, Subtema e Palavras-Chave), que são preenchidas no ato da coleta com o objetivo de detalhar melhor os dados e facilitar a filtragem e contabilização destes para a produção dos relatórios mensais.

            Com essas mudanças, esperamos produzir um banco de dados cada vez mais sólido e completo para nossos leitores e pesquisadores, consolidando a proposta do monitoramento de mídias feito pelo Radar, que é servir de base para a produção de análises e pesquisas feitas dentro do Grislab, mas que também estão disponíveis para outros pesquisadores(as).

Confira, a seguir, o primeiro relatório feito com os dados do novo Radar.

Um abraço,

 

 

Equipe do Grislab

[1] Acesso em junho de 2016.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.