Radar

Radar #10 – 5 a 23 de maio de 2014

A proximidade da Copa do Mundo e a realização das eleições presidenciais no segundo semestre despontam entre os principais assuntos abordados no noticiário brasileiro. Ainda que não apareçam diretamente associados às greves que estão ocorrendo em vários pontos do País, é evidente que eles são vistos como elementos que tornam esse momento propício à mobilização.

Desse modo, a décima edição do Radar do Grislab captou no noticiário um clima de grande expectativa pelo desenrolar desses dois grandes eventos: Copa e eleições. Além das paralisações de algumas categorias, não foi mapeada, no período de 5 a 23 de maio, a ocorrência de nenhum acontecimento com grande repercussão. O que se percebe é o desdobramento de ocorrências que já vinham recebendo atenção por parte da imprensa.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.