Radar

Radar #11 – 26 de maio a 13 de junho de 2014

A 11ª edição do Radar do Grislab procurou capturar os acontecimentos que alcançaram maior destaque na imprensa brasileira no período de 26 de maio a 13 de junho. A Copa e as eleições que já despontavam em edições anteriores ganharam ainda mais força e em vários momentos os dois assuntos aparecem diretamente relacionados. Mesmo que a sensação seja a de que só há espaço para esses dois temas, outras ocorrências relevantes foram mapeadas nesse período, como a aprovação e promulgação da PEC do trabalho escravo e o anúncio da aposentadoria do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. No entanto, é necessário reconhecer que a realização da Copa do Mundo no Brasil é um acontecimento que tem uma reverberação tão grande que implica necessariamente no “apagamento” de muitos outros temas e acontecimentos.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.