Radar

Radar #12 – 1 a 15 de julho de 2014

O fim desastroso para o Brasil na Copa do Mundo foi o principal assunto do noticiário brasileiro na primeira quinzena de julho. A lesão de Neymar, o cartão amarelo de Thiago Silva e a atuação da seleção de Luiz Felipe Scolari foram exaustivamente discutidos nas matérias, até que a goleada de 7 a 1 fez inundar manchetes da derrota para a Alemanha. O país germânico, por sua vez, foi elogiado pela simpatia com os brasileiros e passou a ser cotado na final contra a Argentina.

Nesta edição do Radar do GrisLab, encontramos também o lado negativo do Mundial, como a investigação sobre a venda ilegal de ingressos e a queda do viaduto na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte.

Com o fim do Mundial e menos jogos, os jornais abriram espaço para outros temas, como a política. O encontro dos Brics no Brasil, a aposentadoria surpresa do ministro do STF Joaquim Barbosa e a morte de Plínio Arruda foram os mais noticiados.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.