Radar

Radar #14 – 1 a 15 de agosto de 2014

A primeira quinzena de agosto foi marcada por um acontecimento inesperado. A queda do avião de campanha do PSB que deixou mortos o presidenciável Eduardo Campos e seis membros de sua equipe mobilizou os jornais de todo o país. No dia da tragédia, 13 de agosto, a mídia só falou nisso. Não havia espaço para outras ocorrências, sendo primordial mostrar ao público as circunstâncias do acidente, o perfil do candidato e as consequências políticas de tal acontecimento.

O Radar 14 também detectou outros temas destacados pelos meios de comunicação. Em Belo Horizonte, o possível despejo de ocupações na Granja Werneck e a punição de estudantes da UFMG por trote racista foram amplamente divulgados. Em nível nacional, vemos em relevância os bastidores políticos e os rumos da campanha eleitoral, além do menino que teve parte do braço arrancado por um tigre em um zoológico e o mistério do serial killer de Goiás. No campo internacional, o suicídio de Robin Williams ocupou manchetes, assim como o surto do ebola e os conflitos armados no Oriente Médio, no Iraque e na Ucrânia.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.