Radar

Radar #16 – 1 a 15 de setembro de 2014

Com a proximidade das eleições, a primeira metade do mês de setembro foi marcada pela predominância de acontecimentos políticos nos media. Entre os principais assuntos, está a estabilização do crescimento da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, após ataques da presidente Dilma Rousseff. Também houve muitas matérias sobre como a petista contornou os escândalos na Petrobras e iniciou uma campanha específica no Nordeste. Além do tema eleitoral, também tiveram destaque a expulsão do Grêmio da Copa do Brasil, o vazamento de fotos nuas de artistas de Hollywood, a descoberta do hacker que modificou perfis de jornalistas da rede do Planalto e a prisão do ex-BBB Yuri Fernandes por agressão à namorada em um quarto de hotel.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.