Radar

Radar #17 – 16 a 30 de setembro de 2014

Último mês antes das eleições, setembro foi movimentado pelas campanhas eleitorais em todo o país. Destacamos o terceiro debate entre os presidenciáveis, as previsões das pesquisas eleitorais, a polêmica declaração de Levy Fidelix (PRTB) contra a união homoafetiva e a repercussão de Eduardo Jorge (PV) nas redes sociais. Além do pleito, também ganhou visibilidade no Radar #17 a emissão do laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas, comprovando erros de engenharia e dos fiscais da Prefeitura de BH no projeto que culminou no desabamento de um viaduto na Avenida Pedro I, na região da Pampulha. E ainda: a falta de chuva provocou a seca da nascente do Rio São Francisco, e outros rios atingiram os níveis mais baixos da história. A morte de um estudante em uma festa da USP colocou em debate a segurança nas cidades universitárias. O surto do ebola continua a alarmar as autoridades internacionais e uma vacina para conter a epidemia está em testes

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.