Radar

Radar #18 – 1 a 15 de outubro de 2014

A primeira quinzena de outubro foi marcada pelas eleições presidenciais. Toda a mídia brasileira estava atenta aos acontecimentos da campanha, que surpreendeu com a reviravolta do candidato do PSDB, Aécio Neves, e a queda de Marina Silva (PSB). As publicações também acompanharam os desdobramentos do resultado, como os apoios recebidos pelo tucano e a primeira pesquisa de intenção de votos.

Ainda no tema eleitoral, tiveram repercussão a polêmica declaração do presidenciável Levy Fidelix (PRTB) sobre os gays e a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. A suposta participação de funcionários dos Correios na campanha em Minas também ganhou destaque.

A suspeita de ebola no Brasil e os outros casos pelo mundo continuaram na mira da mídia. O movimento de jovens em Hong Kong pela democracia teve grande espaço nas publicações.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.