Radar

Radar #20 – 03 a 14 de novembro de 2014

A primeira metade de novembro foi marcada no noticiário pelas repercussões da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Os jornais se empenharam em mostrar os problemas que o governo federal tem pela frente, além de apresentar uma oposição mais forte no Congresso Nacional. Ainda no âmbito político, tiveram destaque o boato do envenenamento do doleiro Alberto Youssef e as solturas de José Dirceu e Henrique Pizzolato. A escassez de água em São Paulo foi tema de muitas reportagens ao longo da quinzena, assim como a história de amor de Suzane Von Richthofen, jovem que matou os pais em 2002. No cenário internacional, ganharam espaço o suicídio assistido de uma paciente terminal americana e a declaração do Papa Francisco de que o Big Bang aconteceu.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.