Radar

Radar #21 – 17 a 28 de novembro de 2014

A segunda quinzena do mês de Novembro de 2014 foi bastante movimentada pelas investigações em torno da “Operação Lava Jato”: um esquema de corrupção ligado a Petrobrás, e que vêm sendo investigado desde o início deste ano. A prisão de alguns envolvidos, polêmicas envolvendo executivos e políticos importantes, foram destaque na mídia.

Outros assuntos, como o pedido de demissão de Marta Suplicy do Ministério da Cultura, a realização do Enem, as vitórias do futebol mineiro nos campeonatos nacionais, da Bienal do Livro em BH e a inusitada nudez pública de moradores de Porto Alegre pelas ruas da cidade, chamaram a atenção dos jornais.

Importante! A crise hídrica em São Paulo segue preocupando governantes e com a proximidade do verão as autoridades alertam para o perigo da febre Chikungunya: transmitida pelo mosquito da dengue. Confira estes e outros destaques do radar#21!

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.