Radar

Radar #22 – 2 a 13 de março de 2015

O Radar está de volta e alguns dos destaques desta edição podem inspirar futuras análises para o Grislab!

O panelaço durante pronunciamento da presidenta Dilma, bem como os protestos de 15 de março, são os principais destaques. Além disso, houve muita repercussão na mídia sobre os desdobramentos das investigações da operação Lava Jato, a alta do dólar, e os protestos organizados por integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e entidades que fazem parte da Frente de Resistência Urbana. Ainda sobre o cenário político, a aprovação da Lei do Feminicídio é reflexo de um cenário alarmante de violência contra a mulher.

Também foram destaques neste radar temas como a Aids, o preconceito, e grupos que defendem o sexo sem preservativo; os terroristas do Boko Haram e o Estado Islâmico; a epidemia de Dengue pelo Brasil; e a liberação dos acusados do caso Santiago, cinegrafista morto em fevereiro de 2014 durante um protesto no Rio de Janeiro.

Confira o Radar #22! Compartilhe!

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.