Radar

Radar #23 – 16 a 31 de março de 2015

A segunda quinzena do mês de março foi marcada por acontecimentos como a queda do avião da Germanwings nos Alpes Franceses. A notícia movimentou a imprensa mundial principalmente após a constatação de que o acidente foi consequência de um ato suicida por parte do copiloto Andreas Lubitz.

As investigações da operação Lava Jato ainda são pauta diária dos jornais. Nesta edição destacamos as últimas ocorrências sobre o caso: prisões, declarações contundentes e polêmicas quanto ao desvio de dinheiro público são os principais pontos trazidos pelos jornais. Ainda no tema político, pesquisas apontaram a avaliação de parte da população sobre o governo Dilma. Além disto estão em discussão as decisões implicadas pela aprovação do projeto que reduz a maioridade de 18 para 16 anos.

Outras temáticas que o Radar #23 selecionou: crise hídrica, Jogos Olímpicos de 2016 e fechamento de acordo para obras em BH, reparos no viaduto Gil Nogueira, violência nas estações do Move, greve geral na Argentina, estréia de novela com “beijo gay”, combate a Aids e a decisão polêmica da atriz Angelina Jolie para evitar um câncer.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.