Radar

Radar #24 – 1 a 15 de abril de 2015

Os protestos realizados no dia 12 de abril marcaram a primeira quinzena deste mês. Embora o número de pessoas tenha sido inferior às manifestações do dia 15 de março, as reivindicações continuam em torno do governo de Dilma Rousseff e dos escândalos relacionados à corrupção.

Além das questões relativas à lei da Maioridade Penal, outra lei tem repercutido intensamente nos jornais: a que autoriza a terceirização para todas as áreas de empresas privadas.

Outra pauta de destaque neste radar é o aumento alarmante do número de casos de dengue no Brasil. No final do mês de março o índice subiu 240,1% em relação ao mesmo período do ano passado e a situação atingiu um nível crítico. Até mesmo o exército tem auxiliado no combate à doença nas capitais e cidades próximas.

Leia também no Radar#24 sobre os desdobramentos da crise hídrica, Operação Lava Jato, morte do escritor uruguaio Eduardo Galeano, encerramento da carreira Gisele Bündchen e final da 15a edição do programa Big Brother Brasil na Rede Globo.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.