Radar

Radar #25 – 16 a 30 de abril de 2015

Na segunda quinzena de abril, o balanço auditado da Petrobras evidenciou os prejuízos com a corrupção, mas acalmou os acionistas, que aguardavam tal ação da estatal. A Operação Lava Jato permaneceu em destaque com novas denúncias e prisões. A extradição de Henrique Pizzolato, ex­diretor de marketing do Banco do Brasil condenado no julgamento do mensalão, era esperada. Três grandes e destrutivos fenômenos da natureza ganharam destaque: um tornado em Santa Catarina, um vulcão em erupção no Chile, e um terremoto no Nepal. Leia, ainda: os protestos dos professores paranaenses; as execuções na Indonésia; a questão da imigração na Europa; e muito mais.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.