Radar

Radar #26 – 1 a 15 de maio de 2015

O Radar #26 começa com notícias sobre Ajuste Fiscal promovido pelo governo, a inflação de maio e as novas medidas para o Enem. Ainda na primeira quinzena de maio, pautas como o encerramento das investigações da queda do viaduto Guararapes no ano passado em BH, chacina de torcedores do Corinthians, imigração ilegal na Europa, nascimento da filha do Príncipe William e de Kate Middleton na Inglaterra, além da ocorrência de outro terremoto no Nepal. Outra questão de relevância é a epidemia da dengue. No país como um todo, especialmente no estado de São Paulo, a situação se agrava diariamente. Além de um texto introdutório e links relacionados às notícias, o Radar indica duas análises elaboradas por pesquisadoras do Gris sobre duas temáticas de importância nesta edição. O texto “De que crise hídrica (não) estamos falando?“, de Lívia Barroso e Suzana Lopes e o texto “Protestos, panelaços e a construção da democracia no Brasil“, da professora Paula Guimarães Simões.

Boa leitura!

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.