Radar

Radar #3 – 14 de outubro a 1 de novembro de 2013

A terceira edição do Radar do Grislab é fruto da observação dos veículos de comunicação pelo período de três semanas: 14 a 18 de outubro; 21 a 25 de outubro e 28 de outubro a 1º de novembro de 2013.

Nesse intervalo, alguns assuntos permaneceram na pauta dos veículos com um destaque que deve ser considerado. Entre eles, estão os desdobramentos e o novos indiciamentos dos acusados pelo desaparecimento de Amarildo na favela da Rocinha, a sanção da lei que institui o Programa Mais Médicos e a divulgação de que o governo norte-americano espiona nações “poderosas”, como Alemanha e França. Nesse período também foram divulgadas notícias de um caso que alcançou ampla repercussão na mídia internacional há alguns anos: o caso da garota Madeleine, que desapareceu no ano de 2007, em Portugal. Novas denúncias surgiram e a polícia portuguesa reabriu as investigações do caso.

Entre 2013 e 2017, para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do GrisLab monitorou os principais acontecimentos que repercutiram em grandes portais de notícias e revistas do Brasil. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos estão armazenados em planilhas. A cada mês, a equipe relatou o que o Radar do GrisLab capturou no período.