Radar

Radar #33 – 10 a 21 de agosto de 2015

O Radar #33 traz os assuntos mais tratados pela mídia entre os dias 10 e 21 de agosto de 2015, com destaque para o assassinato do estudante da PUC-Minas, durante uma calourada; o aumento das passagens de ônibus em Belo Horizonte; a alta da taxa de desemprego no país; as crises econômica, hídrica e política; a descriminalização das drogas; os últimos relatos do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha; a reabertura da embaixada norte-americana em Cuba; julgamento das contas do governo; as manifestações contra e a favor o governo Dilma; a morte do traficante Playboy no Rio de Janeiro; as repercussões ligadas à operação Lava Jato; a redução da maioridade penal; a operação da Polícia Federal para prender pessoas envolvidas em seita religiosa em três estados; o ataque na capital paulista com 18 vítimas fatais e, por fim, mais uma das brigas entre taxistas e Uber.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.